Shopping, bancos, correios: o que abre e fecha no Ano Novo em SP
Instituições e comércio terão seus horários afetados pelas festividades
30/12/2024 16h23
As celebrações de Ano Novo, que ocorrem na próxima quarta-feira (1º), impactarão o funcionamento de empresas e serviços em São Paulo, alterando o atendimento de diversos estabelecimentos.
Para ajudar no planejamento, confira uma lista com os horários de funcionamento dos principais serviços e instituições no dia 1º de janeiro de 2025.
Leia mais: Brasil alcança recorde na entrada de turistas estrangeiros
Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos estarão fechados ao público no feriado de Ano Novo.
Não haverá atendimento presencial nem operações no mercado financeiro nesse dia. Os caixas eletrônicos permanecerão disponíveis para o pagamento de contas com código de barras.
Contas de consumo (como energia, água e telefone) e carnês que vencerem no dia 1º poderão ser pagos no próximo dia útil, sem cobrança de juros ou multas.
Saúde
Os hospitais estaduais funcionarão normalmente, em esquema de plantão, para atendimentos de urgência e emergência, incluindo prontos-socorros e centros cirúrgicos.
Os hospitais veterinários públicos das zonas sul e leste estarão abertos durante o feriado, assim como aos sábados e domingos. Já as unidades das zonas norte e oeste permanecerão fechadas.
Leia mais: Mega da Virada pode pagar R$ 600 milhões esta terça-feira (31); saiba como apostar
Transporte
Metrô
No dia 31 de dezembro, o Metrô operará ininterruptamente para atender os eventos de Réveillon na Avenida Paulista. As estações Brigadeiro, Trianon-Masp e Paraíso estarão abertas durante a madrugada, garantindo o transporte público aos frequentadores da festa.
A estação Consolação fechará às 16h do dia 31 e reabrirá às 6h do dia 1º. Passageiros que utilizam essa estação podem acessar a estação Paulista, da Linha 4-Amarela.
No dia 1º de janeiro, as linhas do Metrô funcionarão normalmente, com abertura às 4h40.
CPTM e EMTU
A operação da CPTM no dia 1º seguirá os horários habituais de domingos. Já as linhas de ônibus da EMTU operarão com horários especiais, também similares aos de domingo, tanto na véspera quanto no dia de Ano Novo.
Shoppings
No dia 1º de janeiro, as praças de alimentação e lazer dos shoppings estarão abertas, mas as lojas permanecerão fechadas.
Poupatempo
As unidades do Poupatempo estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.
O atendimento será retomado na quinta-feira (2), mediante agendamento prévio gratuito pelos canais digitais.
Correios
As agências dos Correios não abrirão no feriado.
Em caso de necessidade, os serviços podem ser acessados pelo site ou pelo telefone 3003-0100, disponível para capitais, regiões metropolitanas e demais localidades.
Leia mais: Contas públicas têm déficit primário de R$ 6,6 bilhões em novembro, diz BC
Cultura
No dia 1º de janeiro, todos os equipamentos culturais do estado de São Paulo estarão fechados devido às celebrações de Ano Novo. Isso inclui:
• Bibliotecas;
• Museus;
• Salas de concerto;
• Teatros;
• Unidades CEUs.
Supermercados
As redes de supermercados funcionarão normalmente, conforme a programação de cada estabelecimento.
Rodízio de veículos
O Rodízio Municipal de Veículos estará suspenso até o dia 10 de janeiro, retornando a partir de segunda-feira, 13 de janeiro.
Entretanto, o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as restrições da Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e da Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF) continuarão em vigor.
Leia mais: Dólar fecha em leve baixa após oscilar no último pregão do ano; Ibovespa sobe
REDES SOCIAIS