Notícias

Jean-Marie Le Pen, líder histórico da extrema direita francesa, morre aos 96 anos

Pai de Marine Le Pen encontrava-se em uma casa de repouso devido ao quadro de saúde debilitado


07/01/2025 11h23

Jean-Marie Le Pen morreu aos 96 anos nesta terça-feira (7). A informação foi divulgada pelos familiares à agência de notícias France Presse (AFP).

Líder histórico da extrema direita francesa, ele estava internado em uma casa de repouso devido ao quadro de saúde debilitado. A morte ocorreu ao meio-dia (8h no horário de Brasília), enquanto o político estava "cercado por sua família".

Pai de Marine Le Pen, deputada na Assembleia Nacional Francesa e principal nome da extrema direita no país atualmente, se formou em Direito e chegou a servir como militar. Na década de 50, ele se alistou na Legião Estrangeira Francesa, sendo enviado para as guerras da Indochina e da Argélia.

Leia também: Prazo para justificativa de ausência ao 2º turno das Eleições 2024 termina nesta terça (7)

Nascido em 20 de junho de 1928 em Trinité-sur-Mer, foi eleito para a Assembleia Nacional em 1956. Ele perdeu o assento conquistado em 1962, e depois fundou uma empresa de música especializada em gravações históricas, a Serp.

Anos depois, em 1965, dirigiu a campanha do candidato de extrema-direita Jean-Louis Tixier-Vignancour. Ele ficou no comando da Frente Nacional - atual Reunião Nacional (RN) -, partido nacionalista de extrema direita francês que fundou em 1972, até janeiro de 2011. Por lá, se candidatou à presidência em 1974, 1988, 1995, 2002 e 2007. Em 2002, ele chegou a ir para o segundo turno das eleições, mas perdeu para Jacques Chirac.

O presidente francês Emmanuel Macron, expressou "suas condolências à família e aos amigos", em uma declaração curta: "Uma figura histórica da extrema direita, desempenhou um papel na vida pública de nosso país por quase 70 anos, o que agora é uma questão para a história julgar”.

Jordan Bardella, atual presidente do Reunião Nacional, lamentou a morte de Jean-Marie. "Engajado sob o uniforme do exército francês na Indochina e na Argélia, tribuno do povo na Assembleia Nacional e no Parlamento Europeu, sempre serviu à França, defendeu sua identidade e sua soberania", escreve em uma publicação no X.

Leia também: Penas de pássaro são encontradas em turbina de avião que explodiu na Coreia do Sul

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jean-Marie Le Pen, líder histórico da extrema direita francesa, morre aos 96 anos

GCM matou secretário-adjunto de Osasco após ouvir que seu trabalho mudaria, diz polícia

Quarta vítima de família envenenada no Piauí morre; polícia investiga crime

Penas de pássaro são encontradas em turbina de avião que explodiu na Coreia do Sul

Prazo para justificativa de ausência ao 2º turno das Eleições 2024 termina nesta terça (07)