Notícias

Obras restauradas do 8 de janeiro começam a chegar ao Palácio do Planalto

Peças recuperadas serão reintegradas ao acervo em cerimônia marcada para esta quarta-feira (8)


07/01/2025 11h40

O Palácio do Planalto recebeu nesta segunda-feira (6) as primeiras obras restauradas após os atos de 8 de janeiro de 2023, que causaram danos significativos ao acervo artístico do local.

Entre as peças entregues, estão :a tela “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, a escultura em bronze “O Flautista”, de Bruno Giorgi, e a escultura de madeira “Galhos e Sombras, de Frans Krajcberg, além de uma ídria italiana do período renascentista e a escultura “Vênus Apocalíptica Fragmentando-se, de Marta Minujín.

Leia também: Quarta vítima de família envenenada no Piauí morre; polícia investiga crime

Essas obras fazem parte de um total de 21 peças restauradas, com o auxílio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O trabalho, realizado ao longo de um ano e nove meses, envolveu técnicas avançadas de conservação, como o uso de raio-X e análise microscópica. O valor total da restauração foi de R$ 2,2 milhões.

O processo também incluiu a recuperação de um relógio do século 17, que foi restaurado na Suíça sem custos para o governo brasileiro, e será reintegrado ao acervo.

Agora restauradas, as peças farão parte da cerimônia de rememoração dos dois anos da ação promovida contra os Três Poderes, programada para quarta-feira (8). Durante o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará um descerramento simbólico da tela “As Mulatas no Salão Nobre do Palácio do Planalto

No dia ainda ocorrerá o ato chamado “Abraço da Democracia", na Praça dos Três Poderes. A solenidade contará com a presença de autoridades e representantes dos Três Poderes.

O processo de restauração teve como base um laboratório montado no Palácio da Alvorada, e envolveu a colaboração de 10 profissionais da UFPel, com o apoio do Iphan. Além das obras que retornaram ao Palácio do Planalto, outras peças serão entregues ao Supremo Tribunal Federal (STF), como parte de um esforço para simbolicamente repor o que foi destruído em 2023.

Leia mais: Penas de pássaro são encontradas em turbina de avião que explodiu na Coreia do Sul

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jean-Marie Le Pen, líder histórico da extrema direita francesa, morre aos 96 anos

GCM matou secretário-adjunto de Osasco após ouvir que seu trabalho mudaria, diz polícia

Quarta vítima de família envenenada no Piauí morre; polícia investiga crime

Penas de pássaro são encontradas em turbina de avião que explodiu na Coreia do Sul

Prazo para justificativa de ausência ao 2º turno das Eleições 2024 termina nesta terça (07)