Posse de Maduro deve contar apenas com a presença de presidentes de Cuba e Nicarágua
O governo Lula disse que irá enviar sua embaixadora em Caracas, Gilvania de Oliveira, para a cerimônia
10/01/2025 12h02
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, será empossado para um terceiro mandato nesta sexta-feira (10). A cerimônia, no entanto, deve ser esvaziada e contará com a presença de poucos chefes de Estado.
Leia mais: Queda de avião em Ubatuba: empresária segue em estado grave; marido e filhos estão estáveis
Maduro viu a redução de apoios e se isolou ainda mais no cenário internacional após os resultados controversos das eleições presidenciais de julho de 2024. As autoridades eleitorais, controladas pelo chavismo, deram a vitória a Maduro sem apresentar as atas eleitorais.
Para a posse de Maduro, são esperadas as presenças do presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega. Ambos também estiveram na cerimônia realizada em 2019, quando o venezuelano foi reeleito pela primeira vez.
O governo Lula disse que irá enviar sua embaixadora em Caracas, Gilvania de Oliveira, para a cerimônia. O governo mexicano também havia afirmado que iria enviar um representante.
Em relação à América Latina, Colômbia e México serão representados pelos embaixadores que já estão na Venezuela. Já outros países da região, como Argentina, Chile, Paraguai e Peru, não enviarão delegações.
Leia também: Temporal em Peruíbe deixa 442 desabrigados e município decreta situação de emergência
REDES SOCIAIS