O Roda Viva desta segunda-feira (13) terá um sabor especial com a presença do chef brasileiro mais famoso do mundo, Alex Atala, a partir das 22h.
Ao todo, são quase 40 anos de profissão, 25 anos do restaurante D.O.M., 15 anos do Dalva e Dito e muitos novos desafios, como conquistar a terceira estrela Michelin.
No último bloco, Vera Magalhães aborda o paradoxo existente entre o fato de que na maioria das casas brasileiras quem cozinha são as mulheres, enquanto, ao mesmo tempo, ocupam poucos cargos de liderança dentro de restaurantes renomados. A apresentadora pergunta se o Brasil tem evoluído em relação ao tema.
“Estamos muito atrasados. No entanto, também somos um dos países com maior número de mulheres brilhando na gastronomia, sejam produtoras, confeiteiras ou cozinheiras. A gente vive esse paradoxo e isso tem que ser reforçado. [...] Temos que melhorar, mas precisamos dar forças para as meninas, porque elas são modelos inspiracionais e elas mostrarão o caminho para outras mulheres. É muito importante que nós reconheçamos essas mulheres, porque elas sim sofreram”, afirma Alex Atala.
Participam da bancada de entrevistadores Arnaldo Lorençato, editor-executivo da revista Veja São Paulo, Larissa Januário, jornalista e apresentadora do canal Sabor & Arte, Luiza Fecarotta, jornalista, curadora gastronômica e colunista da Rádio CBN, Marcos Nogueira, autor da coluna Cozinha Bruta, da Folha de S. Paulo, e Vivian Mesquita, editora-chefe de Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo.
Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva é exibido pela TV Cultura, site da emissora, app Cultura Play, YouTube, X, Tik Tok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS