Lira diz que Câmara chega unida para eleição de novo presidente: “Decisão quase unânime”
Arthur Lira falou ao lado de Hugo Motta, favorito para comandar a presidência da Casa
01/02/2025 13h10
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse neste sábado (1º) que a Casa chega "completamente unida" para a eleição que definirá o seu sucessor.
"Depois de um longo período de negociações, a Câmara chega completamente unida, como se comportou ao longo desses últimos anos. Decisão quase unânime, consensuada de quase todos os partidos da Casa", afirmou Lira.
Leia mais: Câmara e Senado elegem novos presidentes neste sábado (1°)
O favorito para assumir a presidência da Câmara é o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). O político conta com o apoio de 18 dos 20 partidos da Casa.
“A exceção da federação PSOL-Rede, que terá um candidato também, e do Novo, que apresenta um candidato também”, apontou Lira.
“Os demais partidos aqui representados terminaram agora uma reunião administrativa obrigatória para que pudéssemos fazer as escolhas proporcionais a cada vaga na escolha do corpo administrativo da Câmara dos Deputados”, acrescentou.
Os deputados também vão escolher: dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. A votação é secreta. Para serem eleitos em primeiro turno de votação, os candidatos precisam receber 257 votos (maioria absoluta).
No pronunciamento, Arthur Lira também confirmou a divisão, definida entre líderes partidários, para os outros cargos da Mesa Diretora.
Os líderes também confirmaram quem serão os indicados para os demais postos:
1ª vice-presidência: Altineu Côrtes (PL-RJ)
2ª vice-presidência: Elmar Nascimento (Uniã-BA)
1ª secretaria: Carlos Veras (PT-PE)
2ª secretaria: Lula da Fonte (PP-PE)
3ª secretaria: Delegada katarina (PSD-SE)
4ª secretaria: Sergio Souza (MDB-PR)
Lira ainda anunciou os indicados a suplentes: Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), Paulo Folletto (PSB-ES), Dr. Victor Linhalis (Podemos-ES) e Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP).
REDES SOCIAIS