Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Instagram @newtoncardosojr
Reprodução | Instagram @newtoncardosojr

O ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso (MDB) morreu, aos 86 anos, na madrugada deste domingo (2), em Belo Horizonte.

Newton estava internado no Hospital Orizonti, no bairro Mangabeiras, na região Centro-Sul da capital mineira, há duas semanas.

Leia mais: Motorista de aplicativo morre após ficar preso em carro durante alagamento na zona leste de SP

O deputado Newton Cardoso Júnior (MDB), filho do ex-governador, lamentou a morte do pai.

“Com profunda tristeza e uma imensa dor no coração, comunico o falecimento do meu querido pai, Newton Cardoso, que nos deixou nesta madrugada do dia 02/02/2025, aos 86 anos. Fundador do MDB, foi governador de Minas Gerais, vice-governador, prefeito de sua querida Contagem por três mandatos, deputado federal por três mandatos”, escreveu.

Ao G1, o deputado afirmou que o pai morreu por causa de uma múltipla falência de órgãos.

O velório será na manhã desta segunda-feira (3), às 10h, no Palácio da Liberdade. A cerimônia será realizada com honrarias.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), falou sobre a morte de Cardoso.

"Minas Gerais se despede com pesar de Newton Cardoso, ex-governador que deixou sua marca na política", escreveu nas redes sociais. "Sua trajetória, iniciada ainda na juventude, sempre foi marcada pelo diálogo, carisma e resiliência. Nossa solidariedade à família e aos amigos nesse momento difícil”, afirmou.

Quem é Newton Cardoso

Newton Cardoso foi um dos fundadores do MDB, governador de Minas Gerais, vice-governador, prefeito de Contagem e deputado federal. Ele foi o 41º governador do estado entre os anos 1987 e 1991. Além disso, ele foi vice-governador no mandato de Itamar Franco.