Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira (3) em todo o Brasil; entenda
Medida busca simplificar transações financeiras
03/02/2025 12h08
No Brasil, os boletos passam a poder ser pagos por meio de outros instrumentos, como o Pix, a partir desta segunda-feira (3).
Leia também: Genial/Quaest: Lula lidera todos os cenários eleitorais para 2026; veja os resultados
Para isso, basta o usuário apontar o celular para o código QR específico e concluir a transação, e em seguida, concluir a transação. A resolução foi aprovada pelo Banco Central (BC) no mês de dezembro.
A grande vantagem é que o pagamento é compensado instantaneamente, sem necessidade de esperar vários dias, como ocorre com parte dos boletos bancários atuais.
Essa opção já era usada, de forma experimental, por algumas instituições, mas, agora, essa “solução será objeto de regulamentação mais ampla com o estabelecimento de responsabilidade entre todos os participantes”, segundo o BC.
Em comunicado divulgado na última sexta-feira (31), a autoridade monetária disse que “serão incorporadas a agilidade, a conveniência e a grande aceitação do Pix à experiência do uso do boleto de pagamento, instrumento amplamente utilizado e objeto de diversos aperfeiçoamentos de segurança ao longo dos últimos anos”.
REDES SOCIAIS