Pedidos de reembolso por golpes no Pix dobram em um ano
Segundo Banco Central, apenas 30% das solicitações foram atendidas
07/02/2025 20h27
Os pedidos de reembolso para o Med, Mecanismo Especial de Devolução, por golpes do Pix quase dobraram em um ano. A ferramenta foi criada para dar mais proteção ao usuário, mas, segundo o Banco Central, apenas 30% destes pedidos foram atendidos.
Leia também: Segundo voo de brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza
Criado em 2020, o Med funciona para o cliente solicitar o estorno de devolução do Pix em caso de problemas no momento da transação.
Apenas no ano passado, quase cinco milhões (4.955.518) de pedidos de reembolso por golpes do Pix foram solicitados na ferramenta. Quase o dobro em relação a 2023 (2,5 milhões). Para acionar o mecanismo é necessário entrar em contato com a instituição financeira, e os bancos devem implementar um botão no aplicativo para facilitar o contato.
Dos quase cinco milhões de solicitações de reembolso do Pix, pouco mais de um 1,5 milhão foram aceitas. Segundo o professor e advogado especialista em direito digital Henrique Rocha, para ter êxito, além de agilidade ao fazer o pedido, é importante reunir provas.
“A gente recomenda também a realização do Boletim de Ocorrência, reter os prints que são objetos de prova e a guarda das comunicações que foram realizadas com os fraudadores (..) todos esses elementos somados tendem a contribuir para uma solução mais exitosa dos pedidos de reembolso”, explica.
Leia também: "Cocaína não é pior que uísque", diz presidente da Colômbia a aliados
REDES SOCIAIS