Trump vai impor tarifa de 25% sobre importações de aço e alumínio; Brasil deve ser afetado
Anúncio oficial deve ocorrer nesta segunda (10); Governo Federal deve se pronunciar em breve
10/02/2025 10h30
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciará tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio nesta segunda-feira (10).
Em 2024, o Brasil foi o segundo maior fornecedor de aço para o país, em volume, segundo dados do Departamento de Comércio americano. O Governo Federal, no entanto, deve se pronunciar sobre o assunto apenas após o anúncio oficial.
O político também anunciou que irá impor a produtos importados as mesmas tarifas aplicadas por outros países. As afirmações foram feitas no Air Force One, a aeronave presidencial, durante a viagem para Nova Orleans no último domingo (9) para assistir ao Super Bowl.
Leia também: Donald Trump se torna o primeiro presidente dos Estados Unidos a ir ao Super Bowl
Durante o primeiro mandato, Trump impôs tarifas de 25% sobre importação de aço e 10% sobre as de alumínio. À época, o Instituto Aço Brasil, que representa as siderúrgicas brasileiras, afirmou que a taxação levaria ao desligamento de fornos e demissões.
Mais tarde, entretanto, voltou atrás com a decisão em relação aos produtos brasileiros e dos de outros parceiros comerciais, como Canadá, México, União Europeia e Reino Unido.
Desde que voltou à Casa Branca neste ano, o republicano tem anunciado tarifas sobre produtos vendidos por outros países para os Estados Unidos.
Entre os alvos iniciais, estão Canadá e México, os dois maiores clientes americanos, e a China. Além desses três, que já foram alvo de taxações (nos casos de Canadá e México, suspensas por um mês), também prometeu mirar a União Europeia.
Leia também: Terremoto de magnitude 7,6 atinge mar do Caribe, ao sul das Ilhas Cayman
REDES SOCIAIS