Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Tatiana Bertoni
Foto: Tatiana Bertoni

A Lei 15.100/2025, que restringe o uso de celulares nas escolas, é o ponto de partida do Opinião desta sexta-feira (14). O programa da TV Cultura, apresentado por Rita Lisauskas, recebe Cristiano Nabuco, psicólogo e fundador do Grupo de Dependências Tecnológicas de Psiquiatria da USP, e Carina Rodrigues, advogada especializada em direito digital e proteção de dados. Edição vai ao ar às 20h30.

Leia mais: TV Cultura renova com afiliada do Pará e fecha parceria para a COP 30

Diversos estudos apontam que o uso excessivo de telas pode prejudicar o desempenho acadêmico, reduzir a interação social e aumentar índices de ansiedade e depressão entre crianças e adolescentes​. Uma pesquisa do Datafolha de outubro de 2024 apontou que 62% da população é a favor da proibição do celular nas escolas e 76% acreditam que o uso de celulares prejudica mais do que ajuda no aprendizado​.

Assim, nessa edição, eles discutem os impactos da nova lei na vida acadêmica durante esse e os próximos anos, além de compreender como a comunidade escolar está reagindo à mudança por meio de depoimentos de pais e responsáveis por estudantes em fase escolar. Temas como cyberbullying e o efeito do uso excessivo das tecnologias no comportamento humano também são abordados na exibição.