A TV Cultura renovou nesta segunda-feira (10) a parceria com a TV Cultura do Pará, administrada pela Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa). Estiveram presentes na assinatura o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf; o diretor da TV Cultura do Pará, Marcelo Mendes; e o diretor de Rede e Novos Negócios da FPA, Fábio Chateaubriand Borba.
Com um alcance estimado de 7 milhões de habitantes, a TV Cultura do Pará, que é parceira da Cultura desde 2015, transmite em mais de 110 municípios do estado do Pará através da geradora em Belém (canal 2.1) e 76 retransmissoras espalhadas pelo estado.
Segundo o diretor Fábio Chateaubriand Borba, o acordo de cooperação entre a TV Cultura de São Paulo e a TV Cultura do Pará vai muito além da retransmissão da programação.
Leia mais: TV Cultura terá nova afiliada em Minas Gerais
"Há a possibilidade de criação de programas em coprodução e, principalmente, a cobertura da COP 30, que será realizada no final do ano na cidade de Belém. Como é uma emissora pública do estado do Pará e também a emissora oficial do evento, a nossa TV Cultura irá se beneficiar muito com o suporte e apoio da TV Cultura do Pará, incluindo a integração das redações e áreas de Engenharia. Não tenho dúvidas que é uma parceria muito importante para a comunicação pública brasileira e quem ganha sempre é o telespectador", enfatiza.
O diretor Marcelo Mendes também destaca a importância da renovação da afiliação. "A parceria com a TV Cultura de São Paulo, para nós da Funtelpa e da TV Cultura do Pará, é fundamental para levarmos todo o nosso potencial de comunicação, de produção jornalística e artística para todo o país. Primeiro, para mostrar especificidades, num olhar diferenciado. Mas, ao mesmo tempo em que ele é diferenciado e particularizado, ele também tem essa percepção universal. Então, o mundo vai conhecer através da TV Cultura de São Paulo, dessa parceria com a TV Cultura do estado do Pará, uma Belém, um estado do Pará que vai ser um encanto. Para nós é uma honra essa parceria se concretizar e reforçar todo esse futuro que a gente tem pela frente".
Sobre a cobertura da COP 30, Mendes diz: "A partir desta parceria, nós vamos naturalmente desenvolver conteúdos específicos para a COP 30, através do olhar que nós temos como expertise, mas também trazendo esse olhar que a TV Cultura tem, um olhar que é importante, do olhar jornalístico, e que vai levar aos nossos telespectadores sempre produtos diferenciados, com qualidade, profundidade, para que nós possamos realmente mostrar o quanto esse evento mundial vai ser muito bem desenvolvido pelo estado do Pará".
TV Cultura em todo o Brasil
Hoje, a Cultura está presente em todos os estados brasileiros. Na TV aberta são mais de 214 canais próprios no Estado de São Paulo e no Distrito Federal, 68 afiliadas geradoras e 350 retransmissoras espalhadas pelo Brasil. Na TV por assinatura são mais de 10,4 milhões de assinantes.
REDES SOCIAIS