Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, comentou a decisão do presidente Donald Trump de impor uma tarifa de 25% sobre as importações de aço e alumínio nos Estados Unidos e afirmou que o “Brasil não entrará em guerra comercial”.
“O governo não discutiu essa possibilidade. O que o presidente Lula sempre deixou claro é que uma guerra comercial não beneficia ninguém. Um dos avanços mais importantes para o mundo foi justamente o fortalecimento do diálogo entre os países”, expõe.
Leia mais: Cidade de São Paulo confirma primeira morte por dengue em 2025
“O Brasil não estimula nem participará de nenhuma guerra comercial. Sempre defendemos o fortalecimento do livre comércio”. As declarações foram feitas nesta terça-feira (11) durante um encontro com prefeitos em Brasília.
Na segunda-feira (10), Trump assinou um decreto impondo uma tarifa de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio a partir de 4 de março. A decisão deve impactar significativamente o setor siderúrgico de países como México, Canadá e Brasil
Leia mais: Decreto de Trump suspende parceria entre EUA e Brasil para combater incêndios
A medida pode afetar fortemente a indústria brasileira, já que o Brasil é o segundo maior fornecedor de aço para os EUA, atrás apenas do Canadá, segundo dados do Departamento de Comércio norte-americano.
REDES SOCIAIS