O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, falou nesta quinta-feira (13) sobre um possível ataque inimigo às instalações nucleares do país.
O jornal The Washington Post publicou recentemente uma reportagem que dizia que a Inteligência dos EUA acredita que Israel provavelmente lançará um ataque preventivo ao programa nuclear do Irã até o meio do ano.
Em resposta, Pezeshkian disse à mídia estatal: "Eles nos ameaçam dizendo que vão atingir instalações nucleares... Se vocês atacarem uma centena delas, construiremos outras mil... Vocês podem atingir os edifícios e os lugares, mas não podem atingir aqueles que os constroem".
Leia também: PIX: clientes relatam instabilidade do serviço; Banco Central diz que problema foi resolvido
Dorian Awards: “Ainda Estou Aqui” conquista prêmio de Melhor Filme Estrangeiro
Em outubro do ano passado, Irã e Israel trocaram ataques. Em meio às tensões causadas pelas ofensivas israelenses em Gaza e no Líbano, o governo iraniano lançou mísseis em apoio aos aliados do Hamas e do Hezbollah.
Depois de tomar posse nos EUA, Donald Trump reiniciou a escalada de tensões com o Irã e anunciou que iria buscar um Acordo de Paz Nuclear com o país, mas restabeleceu uma política de "pressão máxima" e ameaçou destruir o território rival em caso de retaliação.
Em resposta às declarações do presidente americano, o ministro das Relações Exteriores de Teerã falou que um ataque dos EUA ao país seria um "erro" e levaria a uma "guerra total".
Nessa segunda (10), o presidente norte-americano falou em entrevista à Fox News sobre a possibilidade de Israel atingir o Irã e disse que preferiria fazer um acordo com o Irã para impedi-lo de obter uma arma nuclear.
REDES SOCIAIS