O Vaticano cancelou nesta terça-feira (18) toda a agenda de atividades do papa Francisco para o fim de semana. O pontífice está internado para tratar uma infecção polimicrobiana do trato respiratório.
“Devido ao estado de saúde do Santo Padre, a audiência jubilar de sábado, 22 de fevereiro, está cancelada”, diz a nota. Além disso, ele não poderá presidir a missa de domingo.
Leia mais: Governo autoriza mais 18 bets a operar no Brasil por cinco anos
Segundo o boletim médico divulgado nesta terça, o papa Francisco passou uma noite “de bom humor” no hospital.
“Ele acordou, tomou café da manhã e se dedicou a ler alguns jornais como faz regularmente”, disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
Francisco entrou no quinto dia de internação nesta terça. No momento, ele não tem previsão de alta.
O pontífice, que já teve parte de um pulmão removida na juventude, enfrenta problemas respiratórios há mais de uma semana. Inicialmente, relatou um "forte resfriado", que depois foi identificado como bronquite. Antes de ser internado, precisou, inclusive, delegar a leitura de discursos a um assessor em várias ocasiões.
Esta não é a primeira vez que Francisco enfrenta complicações pulmonares. Em 2023, ele foi hospitalizado devido a uma grave pneumonia e só revelou depois que precisou de internação emergencial. Desta vez, insistiu em cumprir compromissos antes de ser levado ao hospital na sexta-feira (14).
REDES SOCIAIS