O Vaticano informou na tarde desta quinta-feira (19) que apresentou uma "leve melhora" em seu estado de saúde. Ele está internado com pneumonia bilateral.
O pontífice, que foi diagnosticado com pneumonia bilateral nesta terça, realizou novos exames de sangue hoje.
"As condições clínicas do Santo Padre estão estáveis. Os exames de sangue, avaliados pela equipe médica, mostram uma leve melhora, principalmente nos índices inflamatórios. Após o café da manhã, ele leu alguns jornais e depois se dedicou às atividades de trabalho com seus colaboradores mais próximos. Antes do almoço ele recebeu a Eucaristia. À tarde, ele recebeu a visita da primeira-ministra Giorgia Meloni, com quem passou 20 minutos em particular".
Leia mais: Venda de ar-condicionado bate recorde no Brasil com crescimento de 38% em 2024
O pontífice de 88 anos está internado no hospital Gemelli, em Roma desde o dia 14 de fevereiro. No momento, ele não tem previsão de alta.
Nesta terça, o Vaticano informou que o papa estava com um quadro clínico considerado “complexo". Pneumonia bilateral é uma infecção que afeta os dois pulmões.
O pontífice, que já teve parte de um pulmão removida na juventude, enfrenta problemas respiratórios há mais de uma semana. Inicialmente, relatou um "forte resfriado", que depois foi identificado como bronquite. Antes de ser internado, precisou, inclusive, delegar a leitura de discursos a um assessor em várias ocasiões.
Esta não é a primeira vez que Francisco enfrenta complicações pulmonares. Em 2023, ele foi hospitalizado devido a uma grave pneumonia e só revelou depois que precisou de internação emergencial. Desta vez, insistiu em cumprir compromissos antes de ser levado ao hospital na última sexta-feira (14).
REDES SOCIAIS