A loja de cosméticos Sephora foi multada em pouco mais de R$ 515 mil pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) nesta quarta-feira (19).
A penalização ocorreu devido ao descumprimento de prazos de entrega e ao cancelamento unilateral de pedidos durante a Black Friday de 2024, em violação a artigos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Leia mais: Vaticano diz que Papa Francisco apresenta “leve melhora” em exames de sangue
O órgão também apontou outras irregularidades cometidas pela empresa, entre elas a falta de informações claras e precisas sobre o endereço eletrônico, a inclusão de cláusulas abusivas nos termos de uso do site e do aplicativo, e a ausência da opção para o consumidor escolher a data e o turno de entrega dos produtos adquiridos.
De acordo com o Procon-SP, ao longo de 2024 foram registradas mais de 1.400 reclamações contra a empresa na plataforma do órgão. A Sephora chegou a se comprometer a solucionar as demandas, mas, segundo o Procon, isso não ocorreu.
Leia mais: Trabalhadores autônomos têm jornada maior e ganham menos que os assalariados, diz pesquisa
A multa foi aplicada por meio de um processo administrativo, e a empresa tem direito à defesa. O valor foi definido com base nos critérios estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor, levando em consideração fatores como o porte econômico da empresa e a gravidade da infração, entre outros.
REDES SOCIAIS