O Carnaval de São Paulo começa nesta sexta-feira (28), pensando nisso, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) e as linhas concedidas à iniciativa privada preparam um esquema especial de atendimento ao público.
Pela primeira vez, as linhas do Metrô e das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade (linhas 8 e 9) irão funcionar 24 horas por três dias consecutivos, de sexta-feira (28) até segunda-feira (3). A operação ininterrupta durante o final de semana visa proporcionar mais conforto e facilidade para os passageiros.
Leia mais: Secretaria de Saúde de SP divulga “abre e fecha” no feriado de Carnaval
A ação tem como objetivo atender o público que aproveitará a festa no Sambódromo do Anhembi, localizado na zona norte da capital. Os desfiles do Grupo Especial das escolas de samba têm previsão de término após as 5h da manhã.
Confira as linhas que irão funcionar 24 horas:
Metrô
O embarque ininterrupto ocorrerá pelas estações Palmeiras-Barra Funda (Linha 3-Vermelha) e Portuguesa-Tietê (Linha 1-Azul). As demais estações manterão o funcionamento normal, das 0h às 4h40. O movimento será monitorado pelo Centro de Controle Operacional (CCO), e, se necessário, haverá aumento da frota.
Leia mais: Celular no Carnaval: descubra como proteger seus dados em caso de furto
ViaQuatro e ViaMobilidade
As linhas metroferroviárias (4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda) terão funcionamento semelhante. A partir da meia-noite de sexta até segunda, as estações das duas concessionárias estarão abertas durante 24 horas, mas apenas para transferências e desembarque de passageiros.
CPTM
As linhas atendidas pela CPTM (7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 13-Jade) não funcionarão 24 horas. O serviço operará no esquema de final de semana, com intervalos maiores. Por isso, o passageiro deve estar atento às informações sonoras e também às indicadas nos painéis próximos às catracas.
De acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, no sábado (1º) e na segunda-feira (3), a circulação de trens terá intervalos típicos de sábado. Já no domingo (2) e terça-feira (4), os intervalos serão semelhantes aos dos domingos.
Leia mais: Governo de São Paulo reforça orientações sobre doenças infecciosas no Carnaval
REDES SOCIAIS