O Papa Francisco sofreu uma crise isolada de broncoespasmo e apresentou piora no quadro respiratório. O Vaticano atualizou o caso do pontífice na tarde desta sexta-feira (28).
Segundo o novo comunicado, Francisco iniciou uma ventilação mecânica não invasiva, respondendo bem à troca de gases. O prognóstico, no entanto, segue reservado.
"O Santo Padre, no início da tarde de hoje, após uma manhã passada alternando fisioterapia respiratória e oração na capela, apresentou uma crise isolada de broncoespasmo que, no entanto, resultou em um episódio de vômito com aspiração e um repentino agravamento do quadro respiratório”, diz a nota.
O boletim informou ainda que o pontífice permanece vigilante e orientado, colaborando com as manobras terapêuticas.
“O Santo Padre foi prontamente submetido a uma broncoaspiração e iniciou a ventilação mecânica não invasiva, com uma boa resposta nas trocas gasosas”, acrescenta o Vaticano.
Na manhã desta sexta-feira, o Vaticano informou que Francisco teve uma noite de sono tranquila e estava descansando.
Na quarta-feira (26), o Vaticano deixou de usar ‘estado crítico’ para falar sobre o quadro do Papa. Os outros dias indicaram que ele estava melhorando.
O Papa Francisco completou duas semanas de internação para tratar uma pneumonia bilateral. O pontífice, de 88 anos, está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro.
REDES SOCIAIS