Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Ministério da Saúde
Reprodução/ Ministério da Saúde

O estado do Rio de Janeiro confirmou, nesta sexta-feira (28), um caso de sarampo em um menino de 6 anos, morador de Itaboraí. O diagnóstico, ocorrido em outubro de 2024, foi divulgado pela Secretaria de Saúde do estado carioca.

Este foi o primeiro caso registrado da doença no Brasil desde 2022, sem relação com pessoas que estiveram em outros países. O menino não tinha histórico de viagem nem contato com casos suspeitos. A investigação não identificou a fonte da infecção.

Leia mais: Papa Francisco teve crise isolada de broncoespasmo e piora no estado de saúde, diz Vaticano

As autoridades seguiram o protocolo recomendado, incluindo o isolamento do paciente, vacinação emergencial de todas as pessoas com quem ele teve contato e monitoramento da comunidade para evitar a transmissão.

A criança havia recebido as duas doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. O caso é considerado raro, pois a vacina reduz em 98% a ocorrência da doença.

Leia mais: Lula escolhe Gleisi Hoffmann para Secretaria de Relações Institucionais

“Por isso, precisamos de alta cobertura vacinal. Quando atingimos a meta de 95% da população imunizada, protegemos indiretamente aqueles que não podem ser vacinados”, afirmou Flávia Bravo, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações.

No calendário básico do Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina tríplice viral é aplicada em duas doses, aos 12 e 15 meses de idade. Crianças mais velhas e adultos que não têm certeza se foram imunizados também devem receber a vacina, que só é contraindicada para gestantes.

Leia mais: Dilma Rousseff tem alta na China e volta ao comando do Banco do Brics, diz assessoria

Segundo o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal da primeira dose no Brasil ultrapassa a meta de 95%, mas cai para 81,09% na segunda dose.