Notícias

Eclipse lunar total acontece nesta madrugada; saiba o horário

Fenômeno poderá ser observado pelos brasileiros a olho nu


13/03/2025 19h05

Na madrugada de quinta-feira (13) para sexta-feira (14), os brasileiros poderão observar o eclipse total da Lua. O fenômeno poderá ser observado a olho nu.

De acordo com a Dra. Josina Nascimento, astrônoma e gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP) do Observatório Nacional, os eclipses lunares acontecem quando a Lua entra na sombra da Terra.

Leia também: Putin diz concordar com cessar-fogo contra a Ucrânia, mas quer discutir proposta com EUA

Essa sombra é dividida em duas partes: a umbra, que é completamente escura por não receber nenhuma luz solar direta, e a penumbra, que ainda recebe alguma iluminação do Sol.

“Quando a Lua entra na penumbra, temos o eclipse penumbral, e quando entra na umbra, temos o eclipse parcial. Quando a Lua está totalmente dentro da umbra, ocorre o eclipse total. Todo eclipse total passa pelas fases penumbral e parcial antes e depois da fase total. Após o eclipse total há novo eclipse parcial e novo eclipse penumbral, pois a a Lua estará saindo da sombra da Terra”, explica a astrônoma.

Segundo o Observatório Nacional, o eclipse desta madrugada é dividido em sete fases:

- Início do Eclipse Penumbral: 0h57min;

- Início do Eclipse Parcial: 2h10min;

- Início do Eclipse Total: 3h26min;

- Máximo do Eclipse Total: 3h59min;

- Fim do Eclipse Total: 4h31min;

- Fim do Eclipse Parcial: 5h48min;

- Fim do Eclipse Penumbral: 7h00min.

Ainda de acordo com o Observatório Nacional, o aspecto avermelhado da Lua durante o eclipse total se deve à forma como a luz do Sol interage com a atmosfera terrestre. Mesmo totalmente encoberta pela sombra escura da Terra, a Lua ainda recebe luz solar indiretamente, filtrada pela atmosfera.

O eclipse terá transmissão ao vivo no canal do YouTube do Observatório Nacional.

Leia também: Chuva em São Paulo derruba terceira árvore mais velha da cidade

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Putin diz concordar com cessar-fogo contra a Ucrânia, mas quer discutir proposta com EUA

Trump considera tarifa de 200% sobre bebidas alcoólicas europeias

Chuva em São Paulo derruba terceira árvore mais velha da cidade

Nível dá agua do mar tem aumento 'inesperado' em 2024, aponta Nasa

Vacina da gripe fará parte do calendário nacional de imunização para bebês e crianças