Mais de 10 milhões de brasileiros possuem valores esquecidos no antigo fundo PIS/Pasep, totalizando R$ 26,3 bilhões.
O dinheiro pode ser resgatado a partir de 28 de março por trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988 ou por seus herdeiros. Confira abaixo como consultar e sacar os valores.
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O que é o fundo PIS/Pasep?
O fundo PIS/Pasep foi criado para complementar a renda de trabalhadores do setor privado e servidores públicos. Ele funcionou até 1988, quando foi substituído pelo abono salarial atual. Em 2020, os valores não sacados foram transferidos para o FGTS e, três anos depois, para uma conta única do Tesouro Nacional.
Quem tem direito ao saque?
Têm direito a receber os valores:
- - Trabalhadores que tiveram carteira assinada entre 1971 e 1988;
- - Servidores públicos civis e militares da mesma época;
- - Herdeiros de beneficiários falecidos.
Se o saque não for realizado até setembro de 2028, os valores serão incorporados ao Tesouro Nacional, sem possibilidade de resgate futuro.
Como consultar se tenho valores a receber?
A consulta pode ser feita pelo site Repis Cidadão ou pelo aplicativo do FGTS. Veja o passo a passo:
Pelo Repis Cidadão:
- - Acesse o site e clique em "Entrar com gov.br";
- - Faça login com CPF e senha;
- - Informe o NIS (Número de Identificação Social);
- - Clique em "Pesquisar" para verificar se há valores disponíveis.
Pelo aplicativo do FGTS:
- - Baixe o aplicativo FGTS na loja do seu celular;
- - Faça login e clique em "Mais";
- - Selecione "Ressarcimento PIS/Pasep" e siga as instruções.
Como sacar o dinheiro?
O pedido de resgate pode ser feito pelo aplicativo do FGTS ou presencialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal. Para titulares, basta apresentar um documento de identidade. No caso de herdeiros, será necessário apresentar:
- - Certidão PIS/Pasep/FGTS da Previdência Social com a relação de dependentes;
- - Declaração de dependentes habilitados à pensão;
- - Autorização judicial ou escritura pública assinada pelos herdeiros.
Os valores serão creditados diretamente em contas da Caixa, como:
- - Poupança Caixa Fácil;
- - Conta corrente da Caixa;
- - Poupança Caixa Tem;
- - Poupança Social Digital.
Confira o calendário de pagamentos

Para mais informações, a Caixa disponibiliza os seguintes canais de atendimento:
- Caixa Cidadão: 0800 726 0207
- SAC Caixa: 0800 726 0101
- Ouvidoria: 0800 725 7474
- Site: caixa.gov.br
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