Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação TV Cultura
Divulgação TV Cultura

O Opinião desta sexta-feira (21) vai falar sobre o alcoolismo, transtorno que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), está associado a mais de três milhões de mortes anuais no mundo.

Com apresentação de Rita Lisauskas, a edição inédita vai ao ar na TV Cultura, a partir das 20h30.

Leia mais: TV Cultura se junta ao Youtube para apoiar o Projeto para Bem-Estar e Segurança Online de Jovens

Um jovem que começa a beber cedo buscando se integrar a um grupo, superar a timidez e ser aceito pelos outros. Um homem que, ao final de um longo dia de trabalho, vê no álcool uma forma de relaxar e sempre recorre a uma dose de uísque para enfrentar cada problema que surge. Muitas pessoas podem pensar: 'isso é normal'. No entanto, de acordo com a OMS, não existe quantidade segura de consumo de álcool, substância que é legal e que pode ser encontrada em qualquer esquina.

E engana-se quem acredita que apenas os homens enfrentam esse problema. Cada vez mais mulheres e jovens estão buscando ajuda para lidar com o consumo excessivo – mesmo com políticas públicas em vigor e uma grande quantidade de informações disponíveis, o consumo de álcool ainda permanece alto.

Para debater o assunto, participam da edição Livia Pires, presidente da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil; a jornalista e escritora Barbara Gancia, autora do livro A Saideira, onde ela conta o seu relato pessoal com o alcoolismo; e, de forma remota, Gabi Terra, fundadora da consultoria Go Magenta, responsável por elaborar o estudo Copo Meio Cheio, que mapeia o perfil da pessoa que bebe hoje no Brasil.