Notícias

Cláudio Lembo, ex-governador de São Paulo, morre aos 90 anos

Velório ocorre na Assembleia Legislativa de São Paulo, das 10h30 às 15h


19/03/2025 09h38

Cláudio Lembo, ex-governador de São Paulo, morreu aos 90 anos na madrugada desta quarta-feira (19) em São Paulo.

Figura de destaque na política paulista, assumiu o comando do estado em março de 2006, quando Geraldo Alckmin (ex-PSDB) renunciou ao cargo para concorrer à Presidência da República. Antes, foi vice-governador entre 2003 e 2006.

Até o momento, a causa da morte não foi divulgada pelos familiares. O velório será realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), das 10h30 às 15h. O sepultamento ocorrerá no Cemitério do Araçá, a partir das 16h.

Leia também: Bolsa Família 2025: Caixa Econômica paga beneficiários com NIS de final 2 nesta quarta (19)

Quem era Cláudio Lembo?

Um dos fundadores do antigo PFL, era filiado ao Partido Social Democrático (PSD), comandado por Gilberto Kassab, desde 2011.

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), também era doutor em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde também foi reitor e coordenador de curso da pós-graduação.

Nas eleições de 1978, foi candidato ao Senado Federal, além de candidato a vice-presidente da República no pleito de 1989. Na Prefeitura de São Paulo, foi secretário de Negócios Extraordinários entre 1975 e 1979, de Negócios Jurídicos, de 1986 a 1989, e de Planejamento, em 1993.

No governo do presidente José Sarney, foi chefe de gabinete do ministro da Educação Marco Maciel, entre 1985 e 1986. De 1995 a 1997, foi assessor dele, quando este foi vice-presidente no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Em uma publicação nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamenta o falecimento de Lembo: “Deixa um legado de compromisso com a democracia, com os valores constitucionais e com o amor pelo Brasil. Meus sentimentos à família e aos amigos”.

Em homenagem ao político, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decretou luto oficial de três dias. Ele deixa a esposa Renéa, o filho José Antônio, as netas Carolina, Cristiana e Isabella e o neto Lucas.

Leia também: Rússia aceita pausar ataques ao sistema elétrico da Ucrânia por 30 dias

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsa Família 2025: Caixa Econômica paga beneficiários com NIS de final 2 nesta quarta (19)

Mega-Sena acumula e próximo vencedor pode receber R$ 6,2 milhões; veja dezenas sorteadas

"Meu pai não tinha condições de ser da luta armada": Marcelo Rubens Paiva rebate Bolsonaro

Metrô de SP: agentes femininas passam por treinamento especial para lidar com casos de violência contra mulheres

Imposto de Renda: Receita Federal recebe 1,2 milhão de declarações no segundo dia