Notícias

Roberto Kalil sobre vapes: "Têm que ser banidos do país, não podem ser regulamentados"

No Roda Viva, médico falou sobre os perigos dos cigarros eletrônicos


24/03/2025 23h02

O Roda Viva desta segunda-feira (24) recebe o médico cardiologista Roberto Kalil Filho.

O entrevistado aparece frequentemente na mídia por cuidar de personalidades como Gilberto Gil e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele também é diretor do Centro de Cardiologia do Sírio-Libanês e professor titular do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da USP.

Durante a entrevista, Kalil se posiciona a favor do banimento de cigarros eletrônicos, os chamados “vapes”, do Brasil.

Tem que ser banido do país. É ilegal o comércio e não é aprovado pela Anvisa, que é um órgão seríssimo (...) o vape é muito pior que o cigarro. Estudos do Incor mostram vapes com dez vezes mais nicotina que um cigarro normal”, comenta.

O médico diz que campanhas contra o dispositivo, assim como as antitabagistas no passado, podem ser úteis para desencorajar o uso por parte dos brasileiros. Ele também se posiciona contra a regulamentação do aparelho.

Qualquer dispositivo que faz mal à saúde não tem que ser regulamentado (...) o vape faz tão mal quanto o cigarro, está comprovado por vários estudos científicos. O problema do cigarro é que ele é permitido. Na minha opinião, não deveria ser permitido fumar, de jeito nenhum, nem entrada de cigarro no país”, opina.

Participam da bancada de entrevistadores Adriana Dias Lopes, editora do jornal O Globo, Conrado Corsalette, secretário-assistente de redação em São Paulo do jornal digital Poder360, Carolina Marcelino, jornalista de Saúde, Thaís Manarini, editora de Saúde do Estadão, e Victoria Damasceno, editora de Equilíbrio e Saúde da Folha de S.Paulo.

Assista ao programa na íntegra:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, X e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lotofácil: três apostas acertam todas as dezenas; veja números sorteados nessa segunda (24)

Mega-Sena pode pagar até R$ 14,5 milhões no sorteio desta terça-feira (25)

Bolsa Família 2025: Caixa Econômica paga beneficiários com NIS de final 6 nesta terça (25)

"Não tenho maturidade para aceitar um cargo polítco", afirma médico Roberto Kalil Filho

"Beber moderadamente também faz mal", alerta cardiologista Roberto Kalil