Notícias

Itamaraty confirma morte de brasileiro em prisão de Israel e cobra investigação do governo Netanyahu

A Federação Árabe Palestina no Brasil disse que a cadeia onde Walid Khalid Abdalla Ahmad estava é um "campo de concentração" conhecido por casos de tortura


25/03/2025 14h10

O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta terça-feira (25) a morte do cidadão brasileiro-palestino Walid Khalid Abdalla Ahmad em uma prisão em Israel.

A Federação Árabe Palestina no Brasil comunicou a morte em uma nota divulgada nessa segunda-feira (24). No texto, a entidade disse que a cadeia onde ele estava é um "campo de concentração" conhecido por casos de tortura com choques elétricos, espancamentos e privação de comida, por exemplo.

Nessa terça, o Itamaraty disse que "as circunstâncias e a data exata do óbito ainda não foram esclarecidas".

Leia também: Médicos cogitaram suspender tratamento do papa e deixá-lo morrer, diz chefe da equipe de saúde

Cineasta vencedor do Oscar é libertado após sequestro na Cisjordânia

"O governo brasileiro tomou conhecimento, com profunda consternação, da morte do cidadão brasileiro Walid Khalid Abdalla Ahmad, de 17 anos, na prisão israelense de Megido. O menor, residente da Cisjordânia, no Estado da Palestina, fora detido em 30 de setembro de 2024 na Palestina ocupada e levado por forças israelenses à prisão de Megido, em território israelense", afirmou o Itamaraty.

A Federação Árabe Palestina no Brasil cobrou o rompimento das relações diplomáticas entre Brasil e Israel. O Itamaraty, no entanto, já rechaçou a ideia.

Porém, o governo brasileiro divulgou um comunicado nesta terça cobrando da gestão de Benjamin Netanyahu uma investigação "célere e independente acerca das causas do falecimento" de Walid Ahmad e que , em seguida, sejam divulgadas as conclusões das apurações.

"Onze brasileiros residentes no Estado da Palestina seguem presos em Israel, a maioria dos quais sem terem sido formalmente acusados ou julgados, em clara violação ao Direito Internacional Humanitário", acrescentou o Ministério das Relações Exteriores.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Unicamp divulga datas e mudanças para o Vestibular 2026; saiba mais

Médicos cogitaram suspender tratamento do papa e deixá-lo morrer, diz chefe da equipe de saúde

STF começa a julgar denúncia contra Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado em 2022

Han Jong-Hee, co-diretor executivo da Samsung, morre aos 63 anos

Saúde do presidente Lula, pandemia e mais: confira os destaques do Roda Viva com Roberto Kalil