O cineasta palestino Hamdan Ballal, co-diretor do documentário Sem Chão, vencedor do Oscar, foi liberado da prisão por Israel nesta terça-feira (25).
A informação foi divulgada pelo também cineasta e diretor do documentário Yuval Abraham, que havia denunciado o seu sequestro.
Leia mais: Dona do hit “Greedy”, Tate McRae leva nova versão do pop anos 2000 ao Lollapalooza Brasil
Segundo Abraham, a advogada de Ballal disse que ele passou a noite em uma delegacia de Israel e foi agredido por soldados no local.
“Após passar a noite algemado sendo agredido numa base militar, Hamdan Ballal está livre e prestes a voltar para seu lar e sua família”, escreveu.
After being handcuffed all night and beaten in a military base, Hamdan Ballal is now free and is about to go home to his family.
— Yuval Abraham יובל אברהם (@yuval_abraham) March 25, 2025
Na segunda-feira (24), Abraham afirmou que Hamdan Ballal foi espancado por colonos judeus na Cisjordânia e, depois, detido por soldados de Israel.
Yuval ainda postou um vídeo de um suposto ataque de colonos a ativistas no vilarejo em que mora Ballal.
Segundo o jornal Haaretz, um grupo de dez a 20 colonos mascarados atacaram Ballal e outros ativistas.
“Sem Chão” conquistou o Oscar de Melhor Documentário. O longa acompanha a trágica situação de Masafer Yatta, um conjunto de vilas localizado na região sul da Cisjordânia, ocupado pelo exército de Israel. O ativista palestino Basel Adra registrou durante cinco anos as constantes ameaças de expulsão e destruição de casas, vividas por ele e os demais moradores da região.
A produção foi realizada em colaboração com o jornalista israelense Yuval Abraham, numa aliança improvável, já que Yuval, como cidadão israelense, tem seus direitos preservados. Também assinam a direção Hamdan Ballal e Rachel Szor.
REDES SOCIAIS