O eclipse parcial do Sol irá ocorrer na manhã deste sábado (29), e moradores de boa parte da Europa e América do Norte poderão observá-lo.
De acordo com o Observatório Nacional, o fenômeno vai acontecer entre 5h51 e 9h44, com o ápice do evento astronômico ocorrendo aproximadamente às 7h47. O canal oficial do Royal Observatory Greenwich no YouTube fará uma transmissão ao vivo.
O primeiro do ano não poderá ser visto no Brasil, diferentemente do Eclipse Lunar que ocorreu em março. Veja regiões do planeta em que será visível:
- Europa;
- Grande parte da América do Norte;
- Norte da Ásia;
- Norte e oeste da África;
- Norte da América do Sul;
- Ártico;
- Atlântico.
Leia também: Lotofácil: cinco apostas acertam todas as dezenas; veja números sorteados na quinta-feira (27)
A astrônoma explica que, no caso deste eclipse, em algumas regiões do leste do Canadá, será possível observar até 92% do Sol encoberto. Já na Espanha, França e Alemanha, a cobertura será de apenas 17%.
Embora se trate de um eclipse parcial, em que apenas uma parte do Sol é obscurecida, é preciso tomar cuidados ao observar o fenômeno. O observatório alerta para a necessidade de usar filtros adequados, como o vidro de soldador número 14 ou óculos especiais, para garantir a segurança visual".
Confira o calendário de eclipses de 2025:
- 13 - 14 de março - Eclipse lunar total (visível em todo o país);
- 29 de março - Eclipse solar parcial (não visível no Brasil);
- 7 - 8 de setembro - Eclipse lunar total (não visível no Brasil);
- 21 de setembro - Eclipse solar parcial (não visível no Brasil).
Leia também: Bolsa Família 2025: Caixa Econômica paga beneficiários com NIS de final 9 nesta sexta (28)
REDES SOCIAIS