Notícias

Mamãe Tarifa Zero: Prefeitura de SP lança ônibus gratuito para pais com filhos em creche

Para ter o benefício, é preciso estar inscrito no CadÚnico e cumprir outras exigências


31/03/2025 16h19

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), lançou nesta segunda-feira (31) o programa Mamãe Tarifa Zero, iniciativa que oferece transporte público gratuito a responsáveis por crianças matriculadas em creches da rede municipal.

Para ter direito ao benefício, a criança deve ter entre 0 e 4 anos, estar matriculada em uma creche pública e morar a mais de 1,5 km da unidade. O programa também exige que a família precisa estar registrada no CadÚnico, cadastro federal de famílias de baixa renda.

Leia mais: Petrobras anuncia redução de 4,6% no preço do diesel

Os menores que já são atendidos pelo Transporte Escolar Gratuito (TEG) ou cujo responsável tem mais de 60 anos ou Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa ou da Pessoa com Deficiência não terão direito à gratuidade, segundo a prefeitura.

O programa, que é uma das promessas de campanha de Nunes, vai custar R$ 38,6 milhões por ano. A estimativa inicial é de que cerca de 15 mil pessoas sejam beneficiadas.

O cartão especial será liberado para qualquer responsável legal da criança, incluindo mãe, pai, avós e tios e enviado ao endereço indicado em até dez dias.

A prefeitura afirma que os créditos de transporte serão disponibilizados neste novo cartão, com quantidade para viagens que garantam a ida e a volta da creche, de acordo com as necessidade dos dias letivos de cada mês, e deverão ser carregados mensalmente.

O responsável deve consultar se tem direito ao benefício no site sptrans.com.br/mamae-tarifa-zero e fazer a solicitação do seu novo Bilhete Único Mamãe Tarifa Zero.

Para carregar, o responsável deve aproximar o Bilhete Único em qualquer máquina de recarga disponível nos terminais, estações e no interior dos ônibus, uma vez por mês. O saldo não utilizado no mês irá expirar.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de SP realiza ação emergencial para conter avanço do mar no litoral paulista

Entregadores de aplicativos fazem greve em todo o Brasil

MPF arquiva inquérito contra Bolsonaro em caso de importunação de baleia

Número de mortos em Mianmar após terremoto de magnitude 7,7 passa de 2 mil

Justiça francesa condena Marine Le Pen por fraude e a torna inelegível