Notícias

Frente fria provoca chuvas fortes nos próximos dias; regiões Sul e Sudeste entram em alerta

São Paulo pode registrar quase o dobro da chuva prevista para abril nos próximos dias


03/04/2025 11h15

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), São Paulo está sob alerta para chuvas intensas, ventos fortes e ressaca no litoral entre esta sexta-feira (4) e domingo (6). Uma nova frente fria avança pelo Sul do país, trazendo chuva intensa e queda nas temperaturas nos três estados da região.

No litoral paulista, espera-se que o volume de chuvas no próximo final de semana ultrapasse o total acumulado previsto para o mês de abril. Deve-se registrar entre 150 milímetros e 250 milímetros, com picos de até 350 milímetros, entre esta sexta-feira (4) e a madrugada de domingo (6). A média histórica para este mês na região é de 200 milímetros.

Leia também: Silenciosamente, Hamas retira mortes em balanço com número de vítimas em Gaza, aponta relatório

Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná têm previsão de temporais. Cidades gaúchas e paranaenses devem registrar os maiores volumes de chuva. Jaguarão (RS), Gramado (RS), Nova Prata (RS) e Santa Terezinha de Itaipu (PR) estão entre as cidades com maiores acumulados de chuva previstos.

As temperaturas irão despencar em cidades do Rio Grande do Sul e Minas Gerais já nesta quinta-feira (3), chegando a 15°C. As menores temperaturas devem ser registradas com mínimas de 6°C, em Urupema, São Joaquim e Santa Catarina.

Ressaca nos litorais brasileiros:

No litoral do Espírito Santo as ondas podem alcançar picos entre 2 metros e 2,5 metros, no domingo (6). O mar continuará bastante agitado também na segunda-feira (7). O Rio de Janeiro também terá agitações, começando na madrugada de sábado (5) e se estendendo até domingo (6). As ondas podem chegar até três metros de altura.

A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca nº 082/2025, alertando para as condições adversas no mar para o litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A ressaca é provocada pela passagem de ciclones extratropicais e por um sistema de alta pressão atmosférica, que intensificam os ventos na região.

Leia também: Sem Bolsonaro, Tarcísio, Michelle e Marçal lideram entre eleitores da direita para 2026



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Silenciosamente, Hamas retira mortes em balanço com número de vítimas em Gaza, aponta relatório

Sem Bolsonaro, Tarcísio, Michelle e Marçal lideram entre eleitores da direita para 2026

Lotofácil e Quina: confira os resultados dos sorteios realizados na noite de quarta-feira (2)

Mega-Sena pode pagar até R$ 51 milhões no sorteio desta quinta-feira (3)

Número de mortos em Mianmar após terremoto de magnitude 7,7 supera 3 mil