O novo levantamento do Quaest, divulgado nesta quinta-feira (3), aponta que 62% dos brasileiros são contra a candidatura do presidente Lula (PT) à reeleição em 2026, enquanto 35% apoiam que ele dispute um novo mandato. 3% não souberam responder.
Em dezembro de 2024, os brasileiros contrários à candidatura de Lula em 2026 eram 52%. Portanto, um aumento de 10%.
Leia também: Reino Unido passa a exigir autorização de entrada para cidadãos da UE
Vacina reduz em 20% risco de demência em mulheres, diz estudo
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Em um eventual segundo turno, segundo o levantamento, Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, empatariam dentro do limite da margem de erro.
Na pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Lula venceria o governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o governador de MG, Romeu Zema (Novo), o governador de GO, Ronaldo Caiado (União), o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o empresário Pablo Marçal (PRTB) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
REDES SOCIAIS