O corpo do Papa Francisco foi sepultado neste sábado (26) na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Ele se tornou o primeiro pontífice em três séculos a ser enterrado fora do Vaticano.
A cerimônia de sepultamento teve início na Praça de São Pedro, no Vaticano, às 10h no horário local (5h no horário de Brasília). Após a missa, o caixão com o pontífice foi conduzido da Basílica de São Pedro até o local do sepultamento por um papamóvel, em um percurso de aproximadamente 4 km.
Leia mais: China suspende tarifas de importação de alguns produtos norte-americanos, diz agência
De acordo com informações divulgadas pelo portal Vatican News, durante o trajeto do cortejo fúnebre, peregrinos e turistas de todo o mundo se dividiram em diferentes pontos ao longo das ruas e gritavam: “Viva Francisco! Viva Francisco!”.
Uma multidão tomou as ruas de Roma para se despedir de #PapaFrancisco. O cortejo, com o caixão no papamóvel, partiu do Vaticano rumo à Basílica de Santa Maria Maior, onde o Santo Padre foi sepultadohttps://t.co/89dSlS3kTT pic.twitter.com/nnJLOuvWzW
— Vatican News (@vaticannews_pt) April 26, 2025
Milhares de pessoas vieram se despedir de Francisco. Segundo as autoridades locais, somente a Praça de São Pedro acolheu 50 mil pessoas — sua capacidade máxima. Nos arredores, estavam concentradas outras 250 mil pessoas, que puderam acompanhar a celebração por meio de telões instalados em diversos pontos.
Leia mais: STF condena a 14 anos de prisão mulher que pichou estátua no 8/1
Esse número de visitantes superou o do funeral do papa Bento XVI, realizado em 2023, que reuniu cerca de 50 mil pessoas, segundo informações da CNN Brasil.
Durante a missa e o percurso do cortejo pelas principais ruas de Roma, foi montado um forte esquema de segurança, com drones de vigilância, atiradores de elite, entre outros recursos. O espaço aéreo da capital também foi controlado.
REDES SOCIAIS