O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou nesta quarta-feira (30) a UTI do Hospital DF Star, 17 dias após passar por cirurgia.
O político foi submetido a uma cirurgia que durou 12 horas no último dia 13 para tratar uma suboclusão intestinal — uma obstrução parcial do intestino causada por aderências formadas após múltiplos procedimentos anteriores, em decorrência da facada de 2018.
Leia mais: Ucrânia propõe cessar-fogo de até 90 dias à Rússia
Segundo o boletim, o ex-presidente está sem dor ou febre e com pressão arterial controlada.
Ainda nesta quarta, Bolsonaro retirou a sonda nasogástrica e vai progredir nesta para a dieta líquida.
"[Bolsonaro] recebe suporte calórico e nutricional por via oral e parenteral (endovenosa), realizando fisioterapia motora e recebendo as medidas de prevenção de trombose venosa. Necessita ainda de monitorização e vigilância continua", diz o boletim médico.
A alimentação via oral foi iniciada nesta segunda-feira (28). A introdução se deu 17 dias após a internação e 15 dias desde a cirurgia de desobstrução do intestino.
A operação, que ocorreu sem intercorrências ou necessidade de uma transfusão de sangue, envolveu uma extensa lise de aderências (cirurgia para remover faixas de tecido que ficaram coladas por cicatrizes internas) e a reconstrução da parede abdominal.
REDES SOCIAIS