A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (25) o acionamento da bandeira tarifária vermelha patamar 2 para o mês de agosto.
Com isso, as contas de luz terão um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.
De acordo com a agência, a cobrança extra se deve a um “cenário de afluências abaixo da média em todo o país, que reduz a geração por meio de hidrelétricas”.
Leia mais: Banco Central lança moeda comemorativa dos 60 anos da instituição; veja
Esse quadro aumenta os custos de geração de energia, pois exige o acionamento de fontes mais caras, como as usinas termelétricas.
Uma residência típica brasileira com quatro pessoas consome, em média, de 150 kWh a 200 kWh por mês, de acordo com o g1. As bandeiras tarifárias servem para sinalizar ao consumidor os custos reais da geração de energia no país.
Quando esses custos aumentam, a cobrança adicional é aplicada automaticamente nas contas. A última vez que a bandeira vermelha patamar 2 foi acionada foi em outubro de 2024.
Leia mais: Anvisa suspende medicamento milionário após mortes nos EUA
Em nota, a Aneel destacou que, com a implementação das bandeiras, o “consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia”, podendo adaptar o consumo para reduzir o valor a pagar.
“Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2, a Aneel reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica. A economia de energia também contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo”, concluiu a agência.
REDES SOCIAIS