O Roda Viva desta segunda-feira (8) recebe Oscar Vilhena, professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.
Durante o programa, Joice Barcelo questiona o professor sobre o histórico de anistias no Brasil e menciona o levantamento do professor de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Fico, que aponta sete tentativas de golpe fracassadas e sete bem-sucedidas.
Em todas as tentativas fracassadas houve anistia, o que levanta a questão do que mudou e do que poderia gerar um desfecho diferente.
“O Brasil é um país de grandes conciliações, um país que tem enorme dificuldade em aplicar as leis de maneira imparcial às suas elites”, destaca o professor.
Ele ainda ressalta que, toda vez que uma elite é derrotada ou punida, normalmente ocorre alguma forma de anistia.
“Sempre contamos com a anistia. Isso tem sido um incentivo para que não cumpramos a lei de maneira adequada. As elites sabem que podem desafiar a Constituição sem que a sanção seja grave e, se houver punição, serão restabelecidas rapidamente.”
Participam da bancada de entrevistadores Hugo Henud, repórter de Política do Estadão; Joice Bacelo, editora-assistente de Política do Valor Econômico; Renata Galf, repórter de Política da Folha de S.Paulo; o jornalista Ricardo Balthazar; e Kalleo Coura, editor-executivo do Jota.
Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar a partir das 22h, na Cultura, no site da emissora, app Cultura Play, além de YouTube, X, Tik Tok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS