Notícias

Câmara Viva deste sábado (4) discute fiação caótica em postes de energia elétrica

Programa recebe o engenheiro Marcius Vitale


04/10/2025 15h21

O Câmara Viva deste sábado (4) recebe Marcius Vitale, engenheiro e coordenador do Conselho de Telecomunicação do Sindicato dos Engenheiros (Seesp).

No programa, o especialista fala sobre um problema antigo que atinge a capital paulista: a fiação caótica em postes de energia elétrica. Além de poluição visual, o emaranhado pode causar outras consequências.

Leia mais: Uma em cada quatro mulheres com câncer de mama é abandonada durante o tratamento, diz especialista

“Nós estamos reformulando novas práticas e novas normas para novas topologias - que é a forma de se pendurar cabos nos postes. Assim, a gente consegue minimizar esse horror no Brasil inteiro, inclusive na cidade de São Paulo”, explica o especialista.

A nova lei aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo aumenta em 100 vezes a multa para empresas e concessionárias que deixarem fios instalados nos postes. O valor passou de R$500 para R$50 mil.

"Multas são sempre bastante positivas e necessárias, mas sem a topologia de redes definida, ou seja, o que pode ser colocado, fica meio complicado”, destaca Vitale.

Assista ao programa completo:

Sobre o Câmara Viva

Mais do que mostrar a rotina do Parlamento, o Câmara Viva traz como linha central de discussão, o papel do Legislativo na sociedade. Para isso, abre espaço para a participação de representantes de diversos segmentos, incluindo filósofos, educadores, ativistas, cientistas políticos, urbanistas, entre outros.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara Viva deste sábado (4) discute fiação caótica em postes de energia elétrica

Uma em cada quatro mulheres com câncer de mama é abandonada durante o tratamento, diz especialista

Boas Práticas Escolares deste domingo (5) traz entrevista com Marcus Aurelius Pimenta

“Brasil, Mostra a Tua Cara!” deste domingo (5) entrevista a jornalista Roseli Tardelli

"Ideologias políticas funcionam como religiões e impactam decisões", diz Pondé