Notícias

Presidente do Ibama destaca trabalho do órgão no combate ao desmatamento ilegal para criação de gado

Rodrigo Agostinho explica o processo da regularização fundiária


04/11/2025 10h25

O Roda Viva desta segunda-feira (3) recebeu o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

Durante a edição, abordaram a questão da agropecuária ser o principal vetor do desmatamento da Amazônia, e que parte significativa desse problema vem da lavagem de gado e o papel das empresas, especialmente frigoríficos, na rastreabilidade da cadeia produtiva na Amazônia.

Agostinho explicou que o processo envolve abrir rodovias e ramais, ocupar terras públicas e usar o dinheiro da venda da madeira para desmatar, colocar gado e buscar a regularização fundiária. "Lança-se semente de pasto de braquiária enfim e coloca-se o gado, e vão buscando formas de tentar regularizar”.

Porém, Rodrigo explicou que isso é bastante desafiador por conta de um instrumento utilizado pelos órgãos.

“A gente tá usando um instrumento, as GTAs, que é o documento de trânsito de animais, que elas têm uma relação, não com a questão ambiental, mas com a questão sanitária. Elas foram desenhadas para controlar basicamente se o gado tá sendo vacinado, para que o Brasil seja o país livre da febre aftosa. E é um instrumento que os órgãos estaduais e o próprio IBAMA usam, para saber se o gado tá circulando por áreas desmatadas ilegalmente.”

Leia também: "Ninguém vai preso por crimes ambientais no Brasil", afirma presidente do Ibama

Em seguida, o presidente do IBAMA falou sobre o papel dos frigoríficos.

“Uma coisa que está acontecendo agora é um processo de certificação. Depois de muitos autos de fração, os frigoríficos têm sido mais exigentes, mas a gente vê uma busca do mercado consumidor, principalmente os consumidores de fora do Brasil, exigindo uma certificação porque ninguém quer comprar um produto que tem a pegada do desmatamento”.

Participaram da bancada de entrevistadores: Luis Felipe Azevedo, repórter do Jornal O Globo; Eduardo Geraque, jornalista e biólogo; Jaqueline Sordi, do Greenpeace; Marina Rossi, repórter da BBC e autora de 'O Cerco'; e Giuliana de Toledo, editora de Ambiente na Folha de S.Paulo.

Assista ao programa na íntegra:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no YouTube, no site da emissora e no app Cultura Play.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COP 30: Mundo não conseguiu limitar o aumento das temperaturas globais a um 1,5ºC

TV Cultura exibe em sua programação cinco vídeos de jovens do projeto Minuto Estudantes

Produção de plástico no mundo deve mais que dobrar até 2060, alerta estudo

Agenda SP Mais Verde discute financiamento em sustentabilidade rumo à COP30

Provão Paulista começa nesta terça-feira (4) para mais de 300 mil alunos do terceiro ano do ensino médio