Notícias

Governo oficializa novas regras que facilitam obtenção e renovação da CNH

As aulas em autoescola não serão mais obrigatórias


09/12/2025 18h28

O governo federal oficializou nesta terça-feira (9) as novas regras para obtenção. O lançamento foi realizado no Palácio do Planalto, em Brasília.

Com a mudança, as aulas em autoescola não serão mais obrigatórias, elas podem ser dadas por um instrutor autônomo credenciado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em carro particular. Agora, as aulas práticas terão carga horária mínima de 2 horas.

O curso teórico deixa de ter carga horária mínima e passa a ser gratuito e digital pelo aplicativo CNH do Brasil. Continuam obrigatórios o exame médico, a coleta biométrica e as provas teórica e prática.

O Presidente Nacional da Federação das Autoescolas critica as mudanças. “Essa resolução, em momento algum, durante o processo, nós fomos chamados para a gente desburocratizar ela e chegar a um valor menor, um valor mais acessível, a um modelo de habilitação mais moderno”, afirmou.

A promessa do governo federal é reduzir em até 80% o custo total para tirar a CNH, que hoje pode chegar a R$5 mil. O objetivo é diminuir o número de motoristas não habilitados, que chega a 20 milhões, e melhorar a segurança no trânsito.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um em cada quatro idosos continua no mercado de trabalho, segundo IBGE

Matéria de Capa: como se formam as impressões digitais do ser humano?

Memória, literatura, ditadura militar e mais: confira os destaques do Roda Viva com Milton Hatoum

Ambientalistas devem recorrer ao STF contra novo licenciamento ambiental: "Fere regras da Constituição"

TV Cultura exibe documentário inédito sobre o impacto das mudanças climáticas na saúde mental das crianças