Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Arquivo Pessoal/Divulgação
Arquivo Pessoal/Divulgação

Autor de um dos dez melhores livros africanos do século XX, “Terra Sonâmbula”, o premiado escritor Mia Couto completa 55 anos neste domingo (5). Confira a trajetória do autor que reúne extensa obra de grande importância internacional, sendo considerado um dos principais escritores de Moçambique.

Trajetória

Mia Couto é pseudônimo de António Emílio Leite Couto, e o apelido o acompanha desde a infância: quando pequeno, pediu que os pais o chamassem de “Mia” porque gostava muito de gatos.

Influenciado pelo pai, um jornalista e poeta português que se exilou em Moçambique devido a perseguições políticas, Mia Couto começou sua trajetória na poesia já aos 14 anos, quando teve alguns de seus textos publicados no jornal “Notícias da Beira”.

Três anos depois, o jovem que era natural da cidade de Beira, se mudou para a capital de Moçambique, hoje denominada Maputo, para iniciar os seus estudos universitários no curso de medicina.

A partir de 1974, Mia Couto abandona os estudos médicos e segue sua carreira na área de jornalismo, contribuindo para os jornais “Tribuna” e a “Agência de Informação de Moçambique”, onde se tornou diretor. Exerceu o mesmo cargo posteriormente na revista “Tempo”, em 1979, e no jornal “Notícias”, em 1981.

Mia Couto viveu grande parte de sua vida em meio às guerras do país e chegou a participar da luta armada como membro da Frelimo, a Frente de Libertação de Moçambique, que venceu a luta pela independência. Ele também é um dos autores do hino nacional de Moçambique.

O primeiro livro de poesias publicado veio em 1983, “Raiz de Orvalho”. Com uma obra vasta e recheada de poesias, contos, romances e crônicas, Mia Couto é considerado um dos escritores mais importantes de Moçambique. Suas obras já foram publicados em 24 países e traduzidas nas línguas alemão, francês, castelhano, catalão, inglês e italiano. Algumas delas ainda foram adaptadas para o teatro e o cinema.

Uma das características presentes em suas obras está no fato de o escritor exercer a língua portuguesa com influências moçambicanas, trazendo recursos da oralidade do país, assim como suas crenças, mitos e aspectos culturais. O uso da prosa poética rende várias comparações entre o autor e o escritor brasileiro Guimarães Rosa.

“Terra Sonâmbula”, o seu primeiro romance, publicado em 1992, ganhou o “Premio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos” em 1995 e foi considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX. Anos depois, em 1999, Mia Couto recebeu o prêmio “Vergílio Ferreira” pelo conjunto de sua obra. Em 2007, o prêmio “União Latina de Literaturas Românicas”.

Em 2013, o escritor ainda foi contemplado com o “Premio Camões”, que lhe foi entregue no Palácio de Queluz, em Portugal, pelos então presidentes de Portugal, Cavaco Silva, e do Brasil, Dilma Rousseff. Um ano depois, ele foi presenteado com o “Prêmio Neustadt”, considerado o "Nobel Americano". Mia Couto e João Cabral de Melo Neto foram os únicos escritores de língua portuguesa que receberam a premiação. Além de todas estes reconhecimentos, Mia Couto é o único escritor africano que é membro da Academia Brasileira de Letras, eleito em 1998.

O autor ainda atua como biólogo, profissão que se dedicou a partir de 1985, quando abandonou a carreira de jornalismo. Ele tem realizado pesquisas em diversas áreas, como o estudo de impactos ambientais em Moçambique, e atua como professor de ecologia em diversos cursos da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique.

Mia Couto participou de alguns programas da TV Cultura, contribuindo com seu conhecimento literário e na área de biológicas. Confira:

2007 - Mia Couto é entrevistado no centro do Roda Viva.


2017 - Mia Couto fala sobre a sua visão de vida e infância no Café Filosófico CPFL.


2018 - O autor fala sobre a trilogia “As areias do imperador” no Repórter Eco.