Arte e Cultura

5 filmes para conhecer as trilhas sonoras de Morricone

Compositor que morreu nesta segunda-feira (6) trabalhou ao lado de grandes diretores


06/07/2020 10h55

O compositor Ennio Morricone nos deixou esta manhã aos 91 anos de idade e quase 60 de carreira cinematográfica. Com um legado de mais de 500 trilhas para o cinema e televisão, Morricone trabalhou ao lado de outros grandes artistas e diretores.

Conheça um pouco de seu trabalho:

Por Um Punhado de Dólares (1964)

Dirigido por Sergio Leone e estrelado por Clint Eastwood, o filme inicia a popularidade do gênero Western Spaghetti, o faroeste italiano.É o primeiro longa da Triologia dos Dólares, seguido por “Por uns dólares a mais” e “Três homens em conflito”.

A música, escrita por Morricone que foi creditado como Dan Savio, foi tirada de uma canção de ninar que havia composto anos antes e desenvolveu o tema a partir disso.


Era uma vez na América (1984)

Último filme dirigido por Sergio Leone antes de sua morte. Estrelado por Robert De Niro e James Woods, o filme é baseado na história de dois jovens amigos que vivem do crime na cidade de Nova York.

Morricone terminou a composição da trilha antes de algumas cenas serem filmadas.


Os Intocáveis (1987)

Filme de drama policial dirigido por Brian de Palme, escrito por David Mamet e estrelado por Kevin Costner, Robert De Niro e Sean Connery. Baseado no livro de mesmo nome, o filme relata em primeira pessoa os esforços do personagem de Costner para colocar o chefe da máfia Al Capone na cadeia.

A trilha foi indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro como Melhor Trilha Sonora. E recebeu o prêmio BAFTA na mesma categoria.


Os Oito Odiados (2015)

O oitavo filme do diretor Quentin Tarantino é um western que se passa depois da Guerra Civil no estado de Wyoming, nos EUA, onde oito refugiados se escondem em uma cabana durante uma tempestade de neve.

O filme rendeu a Morricone o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original.


A Missão (1986)

Drama histórico dirigido por Roland Joffé, estrelado por Robert De Niro e Jeremy Irons. O filme conta a história de um marcador de escravos que se junta aos jesuítas em terras brasileiras para defender os povos indígenas.

A trilha sonora de Morricone recebeu várias indicações a prêmios, inclusive o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA: Mulher é acusada de iniciar um incêndio florestal após acender fogo para ferver urina de urso

OAB solicita ao STF que incite governo adotar medida de combate à fome no país

"Já comprei a algema", ironiza Luciano Hang antes de ir à CPI da Covid

Gastos no cartão corporativo da presidência aumentam na gestão de Bolsonaro

“Tudo o que excede R$ 2 não é nossa responsabilidade”, diz presidente da Petrobras sobre gasolina