Após divulgar a lista dos 50 melhores discos de 2022, da qual sairá o disco do ano, o júri de Música da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) divulga nesta sexta-feira (23) os indicados em mais quatro categorias: Artista do Ano, Revelação, Show e Produção. Os vencedores serão conhecidos no final de janeiro de 2023.
Os indicados em Música foram selecionados pelo júri composto por Adriana de Barros (editora do site da TV Cultura e apresentadora do Mistura Cultural), Alexandre Matias (Trabalho Sujo), José Norberto Flesch (youtube.com/JoseNorbertoFlesch), Marcelo Costa (Scream & Yell), Pedro Antunes (Tem Um Gato na Minha Vitrola) e Roberta Martinelli (Rádio Eldorado e TV Cultura).
"A variedade de artistas dessa segunda leva de indicados mostra como 2022 foi um ano de renascimento da música brasileira pós pandemia como um todo. Ressalto a categoria produção, que conta com três mulheres entre as indicações, uma tendência irreversível", avalia o jurado Alexandre Matias.
Há 66 anos, a Associação Paulista de Críticos de Artes realiza a premiação dos Melhores das Artes, um ritual de apontamento dos artistas, trabalhos e profissionais que mais se destacaram durante o ano em curso. A APCA irá se reunir no final de janeiro de 2023 para escolher os melhores de 2022 em 10 categorias.
Veja abaixo os indicados em Música Popular:
ARTISTA DO ANO
Gloria Groove
Liniker
Milton Nascimento
Planet Hemp
Ratos de Porão
REVELAÇÃO
Bala Desejo
Bebé
Pelados
Rachel Reis
Urias
SHOW
Ana Canas canta Belchior
Bruno Morais - Poder Supremo
Don L - Roteiro Pra Aïnouz, Vol. 2
Juçara Marçal - Delta Estácio Blues
Maglore - V
PRODUÇÃO
Bala Desejo & Ana Frango Elétrico - ("Sim Sim Sim, Bala Desejo)
Anelis Assumpção (“Sal”)
Curumin, Zé Nigro e Lucas Martins ("Alto da Maravilha", Russo Passapusso, Antonio Carlos & Jocafi)
Josyara ("ÀdeusdarÁ")
Letieres Leite, Sylvio Fraga e Pepê Monnerat (“Moacir de Todos os Santos”, Letieres Leite & Orquestra Rumpilezz)
REDES SOCIAIS