Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

A forte ligação de Mariana Aydar, Elba Ramalho e Nizan Guanaes com Trancoso, município de Porto Seguro no litoral da Bahia, é a responsável pelo lançamento de "Quadrado Vivo". A música, composta pelo publicitário, cantada por Mariana e Elba chega às plataformas de música nesta terça-feira (3).

Produzido por Duani, com sanfona de Cosme Viera e flauta de Fábio Luna, o forró protesta contra a exploração das belezas naturais da região e a extinção do ritmo que representa a cidade mas que é ouvido cada vez menos na região.

“Uma música que carrega uma bandeira importante de se levantar, a preservação da natureza e da cultura local de Trancoso, terra que sou profundamente apaixonada e tenho acompanhado toda a transformação. Uma região que frequento desde 1995, onde me renovo, me reconecto, tenho amigos pra vida toda, coloco meu pé no chão”, explica Mariana Aydar.

A soma de Elba Ramalho foi inerente na canção, importante nome da música brasileira, nordestina e do forró, é também madrinha de Mariana e possui profunda conexão com a região.

"Eu amo Trancoso e me sinto acolhida por Trancoso. São mais de 35 anos de integração com a comunidade, sou madrinha de muitas crianças, batizei muita gente lá na Igrejinha, me sinto parte da comunidade. Vi toda uma geração crescer, acompanhei as felicidades e tristezas de muitos nativos que são amigos queridos. Definitivamente, um caso de amor. Precisamos preservar e eternizar as coisas boas de Trancoso. Uma alegria participar do projeto”, celebra Elba.

“No último ano eu fiquei 60 dias trabalhando de Trancoso. Eu andava na praia e pensava da importância de cuidar de tudo aquilo, sabe? Como é preciso ter um coração de nativo. Então, essa música foi tomando conta de mim. A beleza do mar, a beleza do rio e ao mesmo tempo o rio verde já ficando poluído", explica Nizan.

O clipe, que contou com o diretor de Fotografia Azul Serra e com o produtor Raphael Bottino, reveza cenas de Mariana e Elba interpretando a canção, com os nativos. No vídeo pedem a São João, padroeiro de Trancoso, a devida proteção que a cidade precisa; e quem vêm representando São João é Sr. Bernardo, benzedeiro de Trancoso, que morreu de Covid durante a pandemia.