Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Thiago Kiss
Thiago Kiss

Os integrantes do Shaman decidiram colocar um ponto final na história da banda. O anúncio, inicialmente, veio pelas redes sociais dos irmãos Hugo Mariutti (guitarrista) e Luis Mariutti (baixista). Na manhã desta quarta (11), a assessoria dos artistas confirmou o fim das atividades.

"Após mais de 20 anos de SHAMAN, nós tomamos a decisão de encerrar as atividades da banda. Cada um sentiu que era a hora de dar oportunidade para coisas novas. No mais, nós só queremos agradecer todo carinho e amor de cada pessoa espalhada pelo mundo. A banda vai cumprir as datas que já tinham na agenda para após entrar em um hiato indeterminado. Caso queira saber o posicionamento de cada músico, basta conferir nas redes sociais de cada um deles"

A decisão foi tomada depois que o baterista Ricardo Confessori se posicionou em defesa dos atos terroristas ocorridos, em Brasília, no último domingo (8). O músico compartilhou um conteúdo com críticas ao atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e bateu boca nas redes sociais. Confessori usou palavras homofóbicas como "boiólogo" e "feministo não-binário" ao se dirigir a um seguidor graduado em medicina veterinária que discordava da opinião dele.

Depois da repercussão, o baterista voltou aos seus canais com um vídeo em que se posiciona sobre o assunto. “Gostaria de deixar algumas coisas bem claras aqui. Vocês que acabaram vendo algumas discussões acaloradas aqui, por alguns posts políticos, eu queria deixar bem claro que as posições e as opiniões aqui emitidas no meu canal, no canal Ricardo Confessori, são exclusivamente minhas. Elas não se expandem para empresas, grupos, escolas ou qualquer outro tipo de grupo do qual eu faça parte", diz. Horas depois ele apagou o post.

O Shaman foi confirmado para a primeira edição brasileira do Summer Breeze Open Air Brasil, festival alemão que acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo, nos dias 29 e 30 de abril de 2023. A banda irá apresentar uma homenagem ao ex-vocalista Andre Matos ao lado do Viper e integrantes do Angra. O festival ainda conta com nomes como Stone Temple Pilots, Avantasia, Kreator, Accept, Stratovarius, Sepultura, Testament, Marc Martel, Skid Row, Grave Digger, H.E.A.T, entre outros.

Trajetória

A banda Shaman foi formada em 2000 pelos ex-membros do Angra: Andre Matos (1971-2019), Luis Mariutti e Ricardo Confessori. O guitarrista Hugo Mariutti, irmão de Luis, se uniu ao grupo depois e se manteve na formação que seguiu até 2006.

Neste mesmo ano, Ricardo Confessori retornou com uma nova formação com Thiago Bianchi, Fernando Quesada e Léo Mancini. Em 2013, Ricardo Confessori deixou a banda. Eles ficaram cinco anos longe dos palcos. Em 2018 se encontraram para uma turnê com sua formação original, que foi interrompida pela morte do vocalista Andre Matos.

Em setembro de 2019, Alírio Netto assumiu os vocais do quinteto que traz Fábio Ribeiro (teclados), Hugo Mariutti (guitarra), Luis Mariutti (baixo) e Ricardo Confessori (bateria) na formação atual.

Em atividade, a banda lançou os álbuns Ritual (2002), Reason (2005), Immortal (2007), Origins (2010) e Rescue (2021).