Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Em cartaz no cinemas do Brasil, a cinebiografia de Amy Winehouse (1983-2011) "Back to Black", dirigida por Sam Taylor-Johnson, tem recebido inúmeras críticas negativas por não retratar a grandiosidade da artista britânica Para os especialistas, a carreira meteórica e o talento inquestionável da cantora não recebeu o tratamento merecido. O filme, no entanto, é grande responsável pelo aumento dos números das músicas de Amy Winehouse na plaforma de música Deezer.

Com o lançammento do longa, as músicas cresceram 50% no período de análise entre os dias 17 e 18 de maio em comparação com o dia 1º do mesmo mês. A música mais ouvida é "Back to Black", faixa-título do segundo álbum de estúdio da cantora, lançado em 2006. A canção foi a primeira parceria de Amy com o produtor Mark Ronson e expõe a luta dela contra a heroína. "Nunca vou me esquecer o dia em que conheci Amy - tudo mudou para mim", disse Ranson à revista Mojo, em 2010. O documentário Amy mostra o processo de criação da música, onde Mark cria a clássica introdução da música.

A faixa "Rehab", responsável por impulsionar o disco, ocupa o segundo lugar da lista. O refrão que caiu no gosto do público foi criado durante uma conversa de Amy e Ronson em uma loja.

"You Know I'm No Good", "Valerie" (Live, BBC Radio 1 Live Lounge, London/2007) e "Tears Dry On Their Own" completam o top 5 das mais ouvidas, respectivamente. O maior público é composto por homens na faixa-etária que compreende 26 e 35 anos.

Após o lançamento, o disco Back to Black, de Amy Winheouse, se tornou o mais vendido da década no Reino Unido, segundo a Official Charts Company, a empresa que compila as listas de mais vendidos no país. Ultrapassou 3 milhões de cópias e permaneceu nas paradas por três semana após a morte da cantora em 23 de julho de 2011.

Ranking das músicas mais escutadas dentro da plataforma:
1- Back To Black
2 - Rehab
3 - You Know I'm No Good
4 - Valerie (Live, BBC Radio 1 Live Lounge, London/2007)
5 - Tears Dry On Their Own

Gênero: 71.04% é masculino; 28.96% é feminino

Idades:
18 - 0.84%
18-25 - 15.92%
26-35 - 33.15%
36-45 - 31.47%
46-55 - 12.43%
+ 55 - 6.19%

Cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Curitiba.

Adriana de Barros é apresentadora do programa Mistura Cultural nas mídias digitais da TV Cultura e da Rádio Cultura Brasil, editora do portal da TV Cultura, jurada de música da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte de São Paulo), jurada de música do Prêmio Arcanjo de Cultura.

Siga @DriBarrosReal