Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Como é produzir quadrinhos na África? E o que se lê por lá? A pergunta não faz muito sentido: não existe “uma África”, mas muitas. Mas o ponto de partida vale: o que nossos colegas fãs de HQs andam criando do outro lado do Atlântico?

Para saber, resolvi focar em Angola – além de ser um país lusófono como nós, é onde meu pai nasceu. E conversei com Júlio Pinto, quadrinista nascido em Luanda, sobre BDs (como os quadrinhos são conhecidos por lá.

Ele contou que, quando criança, era difícil encontrar BDs à venda: “Não porque alguém dificultasse, mas porque não havia mesmo!”. E ele nos recomenda o trabalho de seus compatriotas: “Não importa o gênero, o autor angolano conta histórias de uma forma muito particular!” Abaixo, trechos da entrevista.

Como você começou a ler BDs? Que obras, personagens ou autores te interessavam?

Comei a desenhar por influência de um primo, Nelson Pinto, e a ler BDs por influência dos meus mestres Olímpio e Lindomar de Sousa [quadrinistas gêmeos e fundadores do ótimo estúdio Olindomar, em Luanda]. Quando os conheci, foi das primeiras coisas que eles me deram a conhecer: a BD franco-belga. As obras e autores que me interessavam, na verdade a mim interessavam todas as BDs que eles me apresentavam eram maioritariamente as franco-belgas: Hergé, Moebius, Hugo Pratt, Jordi Bernet, Freddy Lombard [série de Yves Chaland], o grande Frank Cappa [de Manfred Sommer] e tantos outros…

No ano de 2005, quando começo a frequentar um estúdio profissional, o Olindomar (já então a trabalhar e a estudar BD) conheço o artista angolano Tché, que foi também meu professor. Ele que me apresenta oficialmente o universo Marvel e à saga completa de “Tomb Raider”. Mas mesmo assim fiquei e sempre gostei mais da narrativa franco-belga.

Há quanto tempo você trabalha com BDs? E em que momento decidiu que queria trabalhar com essa arte? Como começou?

Trabalho há 16 anos com BDs. Nessa altura quando comecei conheci um grupo de outros jovens angolanos que me ajudaram muito a continuar com a carreira de cartunista, esses jovens começaram comigo, uns um mês dois meses depois. Quem chegou primeiro penso que não importa muito, o lugar em que nos conhecemos conta muito. Foi no estúdio Olindomar.

Falo aqui dos seguintes artistas angolanos, que tenho como referência: Junilson Faria Mergulhão, de um traço muito peculiar e grande artista, eu é atualmente o curador-adjunto do festival Luanda Cartoon; Altino Chindele, um artista clássico autor de álbuns, trabalhamos muito anos juntos, tem muito boa narrativa; Nelo Tumbula, um artista a se ter em conta, tem um estilo muito próprio, mas consegui ser muito versátil; e Van-Dunem, bom desenhador, professor de aulas de desenho. Esses em particular foram os que começaram comigo e com os quais aperfeiçoei muito o meu trabalho. Foram e são as minhas maiores referências.

Também sou muito fã do traço de Olímpio de Sousa (meu mestre Angola), Lindomar de Sousa (nem consigo descrever, esse é o guru da BD Angola) e da narrativa de Hugo Pratt.

Gosto muito de um fanzine que até hoje considero a minha raridade: “Mosquito”, uma coletânea de HQs de vários autores internacionais, a maior parte da Europa.

Em alguns países do mundo, como Brasil e EUA, as BDs são consumidas, em sua maioria, por crianças e adolescentes. Em outros, como o Japão, todos leem. Como é o público leitor de BDs em Angola?

Por agora em Angola ainda existem poucas publicações de BDs nas bancas, já foi mais difícil… Na minha infância tinha acesso a BDs aqueles que viajavam. Não era muito comum ir-se a uma banca de jornal e encontrar BDs como num mercado europeu ou asiático.

Não era tão fácil ter se acesso a BD… Não porque alguém dificultasse, mas porque não havia mesmo! Talvez a situação política da época não tinha como prioridade a massificação do livro. Vivo num país Africano que tem uma estória de um período de guerra de alguns anos [houve guerra civil em Angola de 1975 a 2002). Então penso que isso tenha influenciado na forma com que muitos de nós tivemos ou não acesso a destemido conteúdo em particular as BDs. Hoje a coisa começa a mudar.

Começa a mudar não que já seja uma maravilha. Ainda estamos muito longe do mercado dos mangas.

Há algum gênero que atraia mais o leitor angolano de BDs? Terror, aventura, drama, erótico, humor?

Eu arriscaria dizendo que é o humor… Penso que o que mais as pessoas tinham acesso eram as tiras que saiam pelo maior jornal do país – o Jornal de Angola influenciou muito no consumo de BD. Trabalhei na distribuição da revista de BD “CABETULA” que era do gênero humor e tinha grande aceitação pelo público.

Que características são próprias das BDs angolanas? Ou seja, o que elas têm em comum que, por exemplo, os distingue dos mangás e dos comics norte-americanos?

Hoje por Angola vão surgindo novos estúdios de BD, de jovens emergentes que estão a produzir muitas estórias de super-heróis. Há um grupo de artistas do estúdio Eclipse que já faz estilo de super-heróis, mas penso que de um modo geral mesmo assim ainda é difícil generalizar o estilo mais consumido, porque as tiragens também são muito reduzidas. Imagina que falar de vinte mil exemplares por estúdio ainda estamos a falar de algo muito difícil, agora imagina que para uma população como a do meu país, que não é pouca.

Para falarmos de 10 mil ou mais exemplares devem ser tiragens de BDs institucionais. Esses sim tiram em massa, mas o conteúdo não é tão abrangente é normalmente a publicitar um produto comercial ou instrucional - ajuda porque dá trabalho aos artistas.

Não podia me esquecer no nosso pai da banda desenhada Angola, o mestre Henrique Habrantes, fazia muito bem todos os gêneros - ficção científica e contos africanos. Era muito bom.

Por Angola também é muito comum as pessoas associarem a BD a um público infantil… o que é muito controverso porque maior parte da produção nacional não é infantil [risos], mas basta que um adulto vê uma BD numa banca logo associa a um produto infantil.

É possível separar características próprias das BDs africanas? Ou elas são muito diferentes entre si?

Penso que em grande modo, contam-se muito os contos e hábitos locais de cada cultura. Não se retrata muito a ficção-científica, ou aventuras - não que não existam estórias africanas do gênero.

Apresente ao leitor brasileiro os três trabalhos que você fez que mais te dão orgulho. Quais são?

Tenho dois fanzines publicados e colaborei com jornais como cartunista. Também tenho obras lançadas em fanzines coletivos.

Os trabalhos meus que mais me dão orgulho não sei, mas que tem cada um a sua estória: o “Osso” é meu primeiro fanzine individual; “A Tempestade” é a BD que me internacionalizou, em parceria com a escritora portuguesa Rita Vilela; e “Crueldade e Civilização Ocidental”.

Quais são seus projetos atuais?

Tenho trabalhado muito na produção de bandas desenhadas institucionais, mas não só. Estou a trabalhar numa parceria com um escritor de referência no meu país, dentro em breve saíra um trabalho de parceria entre nós.

Que dicas o você daria para quem quer trabalhar com BDs?

1 - Ter uma boa estória

2 - Saber o que fazer

3 - Ter outras BDs como referência (quantas mais forem possíveis)

4 - Contar uma estória que primeiro te agrade

5 - Ter noção da arte narrativa com arte, saber desenhar

6 - Não desistir se não tiver êxito na primeira nem na segunda

7 - Saber compreender o tempo, o teu nível e seguir com os teu sonhos.

Você poderia indicar ao leitor do Hábito de Quadrinhos três boas BDs angolanas?

Eu aconselhava de coração que se lesse o maior número de BDs de autores angolanos. Mesmo. Temos uma característica muito própria de contar as nossas estórias não importa o gênero, o autor angolano conta de uma forma muito particular! Na, verdade os artistas de qualquer parte contam de forma particular! Mas venha ler os autores angolanos, vão gostar [ridos]…

Eu Indicava a BD “O Morto Vivo”, de Abraão Eba e Jadd Santos; a trilogia “O Bairro Nagol”, de Nelo Tumbula; “Eles Ainda Catam”, de Júlio Pinto; “Exemplo de um Pai”, de Altino Chindele; as obras de Gildo Pimentel e as do meu cota [amigo] Abraão Heba.

E, invertendo a direção: que três HQs brasileiras você indica para leitores angolanos?

Os irmão Fábio Moon e Gabriel Ba e meu amigo Laudo Ferreira.