Coluna Hábito de Quadrinhos

Vespa, da Marvel, existe desde 1939, mas não é quem você está pensando


21/02/2023 19h59

Está nos cinemas mais um longa do Universo Cinematográfico Marvel (MCU): “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”. Os dois protagonistas são personagens interessantes com trajetória de décadas nos quadrinhos, e achei que seria interessante apresentar um pouco deles aqui na coluna. Ambos têm trajetórias ricas nos quadrinhos – a Hope Pym, por exemplo, começou como vilã. E o Hank Pym começou como herói, mas depois... Enfim, seria desperdício falar de ambos de uma só vez, então comecemos pela Vespa – semana que vem será a vez do Homem-Formiga (e aí falarei sobre o Hank Pym).

A Vespa que boa há décadas pelas páginas da Marvel é Janet van Dyne: eterna membro dos Vingadores (por vezes líder da equipe), inteligente, engraçada, ícone de moda... Michelle Pfeiffer a interpretou em poucas cenas do Universo Cinematográfico Marvel até agora, o que certamente vai mudar com “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”.

A Vespa protagonista de dois filmes da Marvel (e contando...) é Hope van Pym, filha de Janet com dr. Henry Pym, o Homem-Formiga (vivido por Michael Douglas). Ela não existe na cronologia oficial da Marvel, apenas em dimensões alternativas. Enfim, vamos dar um passeio pelas Vespas das HQs – inclusive, o primeiro herói da Marvel não é quem você está pensando.

Burton Slade, o Vespa de 1939

Criado nos primórdios da Marvel (que ainda nem chamava Marvel), este herói tem capa, máscara, nenhum poder... e absolutamente nenhuma conexão com seus sucessores. Apareceu em apenas duas histórias da Marvel, depois foi para uma editora concorrente e sumiu. Está aqui apenas pela coincidência do nome.

Janet van Dyne, a Vespa de 1963

Esta é a heroína que Michelle Pfeiffer interpreta: membro fundadora dos Vingadores (aliás, ela quem batizou o grupo), presente em incontáveis formações do grupo e coração da equipe, é uma heroína com uma mitologia riquíssima. Pode diminuir de tamanho, quando cria assas e voa; e também dispara rajadas de suas mãos, a que chama de “ferroadas da vespa”. Também teve vários uniformes, muitas participações especiais em revistas de colegas e, claro, algumas mortes, como nas sagas “Guerras Secretas”, “A Saga de Korvac” e “Vingadores – A Queda”. Apesar dessas morte, ela passa bem, não se preocupe.

Dr. Henry Pym, o Vespa de 2008

Após uma das muitas mortes da Vespa, seu ex-marido mudou de uniforme e assumiu seu codinome. Assim, o dr. Henry “Hank” Pym, mais famoso como Homem-Formiga (e mais vários outros codinomes, como você verá na coluna da semana que vem), se tornou o novíssimo Vespa. Os leitores não curtiram muito a ideia e a mudança foi rapidamente revertida.

Nadezhda Pym, a Vespa de 2016

A mais recente (e atual) Vespa dos quadrinhos combina bem a herança de seus antecessores. Ela é a filha de Hank Pym com sua primeira mulher, a húngara Maria Pym. Nadezhda –mais conhecida como Nadia- foi sequestrada e supostamente morta por espiões ainda bebê. Foi criada pelo governo soviético – portanto, tem nacionalidade russa – para ser uma agente (ela tem os mesmos poderes de seu pai). Entretanto, conseguiu fugir para os EUA, onde foi treinada pela Vespa (Janet van Dyne), ex-mulher de seu pai. Ela seguiu os passos de Janet de muitas maneiras: adotou legalmente o sobrenome Van Dyne, virou americana, tornou-se super-heroína e passou a fazer parte dos Vingadores.

E Hope Van Dyne?

No MCU, a atual Vespa é Hope Van Dyne (interpretada por Evangeline Lilly) filha do Homem-Formiga e da Vespa originais e namorada de Scott Lang, o atual Homem-Formiga. A rigor, ela não existe na cronologia oficial da Marvel – mas há uma versão lá dela sim, e vale explicar aqui.

Uma das inúmeras dimensões do Universo Marvel imagina, em um futuro próximo, a próxima geração dos Vingadores. É neste universo futurístico que foi criada, em 1999, Hope Pym, filha do Homem-Formiga (Hank Pym) e da Vespa (Janet). Detalhe: neste universo, ela é uma vilã, conhecida como Rainha Vermelha. Ou seja, bem distante da personagem do Cinema.

Sua “versão” na cronologia oficial da Marvel é justamente Nadia Pym, de quem falamos logo acima. Trata-se, também, de uma filha de Hank Pym com superpoderes. Mas a grande dica é o nome: “Hope”, em inglês, significa “esperança”; e, como é explicado nos quadrinhos, Nadia significa, em eslovaco (ela é do Leste Europeu)... “esperança” também.

E na semana que vem...

Na semana que vem, falaremos de Hank Pym, o Homem-Formiga. Ou Jaqueta Amarela. Ou Gigante, Golias, Vespa...

E, garanto, ele também não é quem você está pensando. Neste caso, no mau sentido.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças