Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Loki é uma personagem da mitologia nórdica: “Deus da Mentira”, “Deus da Trapaça” etc... Irmão de Thor, filho de Odin, um deus astuto e amoral na maior parte de suas aventuras.

A eterna dupla Stan Lee e Jack Kirby conhecia Loki. Gostaram do personagem, a ponto de trazê-lo para os quadrinhos da Marvel. Vamos combinar: a princípio, ele não era muito profundo. Era um vilão e ponto final. Mas o personagem foi evoluindo... Evoluindo... E mudou – em parte considerável, na ótima fase do Thor escrita e desenhada por Walter Simonson.

E Loki também foi para os cinemas –e a TV. A princípio, como vilão no filme do Thor –e depois, no dos Vingadores, onde protagonizou uma cena antológica com o Hulk. Nestes filmes, foi possível encontrar um personagem bem mais humano: resultado, em grande parte, do talento do ator britânico Tom Hiddleston, que vive o personagem.

E Loki deixou de ser só um coadjuvante. Há dois anos, estrelou sua própria minissérie dentro do Universo Cinematográfico Marvel, com mais uma vez Hiddleston emprestando seu carisma ao personagem. Fez tanto sucesso que a segunda temporada se tornou inevitável – e estreia esta semana.

Aproveitando o momento, destacamos na coluna algumas histórias inesquecíveis do personagem – como ele tem “apenas” seis décadas de vida nas HQs, fechei minha enorme lista de rascunho em apenas seis histórias:

1962 – “Emboscado por Loki, o Deus da Trapaça!”, de Stan Lee, Larry Lieber (irmão do Stan!) e Jack Kirby

O poderoso Thor ainda era um herói recente nos quadrinhos – esta era sua terceira aparição. Já havia enfrentado alienígenas invasores na primeira história e um ditador comunista na segunda. Nada original nem marcante, portanto. Faltava algo marcante, um nêmeses para este ilustre protagonista – e quem melhor do que seu próprio irmão, que já é natural conhecido como Deus da Mentira e Deus da Trapaça? Loki entra em cena, dando aqui seus primeiros passos como... vilão. Esta HQ saiu no Brasil várias vezes, mas gosto da edição de "Biblioteca Histórica Marvel - O Poderoso Thor n° 1".

1963 – “A chegada dos Vingadores!”, de Stan Lee e Jack Kirby (sim, eles de novo!)

Loki deu vários passos como vilão, mas provavelmente nenhum tão burro quanto esse. Graça às suas tramoias, os super-heróis da Marvel percebem, pela primeira vez, que eles são mais fortes quando unidos. Surgem, assim, os Vingadores: Hulk, Homem de Ferro, Vespa, Homem-Formiga e, claro, o Thor! Curiosamente, no primeiro filme dos Vingadores do Universo Cinematográfico Marvel, temos novamente Loki como vilão. No Brasil: “Biblioteca Histórica Marvel – Os Vingadores n° 1”.

1984 – “A Saga de Surtur”, de Walter Simonson

A fase de Stan Lee e Jack Kirby à frente do Thor (e portanto, do Loki), foi incrível. Lá que se formaram os fundamentos da versão Marvel destes personagens – e de muitos outros. Na minha opinião, a única fase destes personagens tão incrível é a que se desvelou nos anos 80, escrita e desenhada por Walter Simonson. “A Saga de Surtur”, logo no início da passagem de Simonson, já mostra caminhos nunca trilhados: a aliança entre Odin, Thor e Loki (!) contra um poderoso inimigo comum: o tal Surtur do título. Também é nesta época que passamos a ver um Loki menos vilanesco e mais profundo, próximo do anti-heróis que hoje nos encanta no Universo Cinematográfico Marvel. No Brasil: “O Poderoso Thor Por Walter Simonson”.

1985 – “O Sapo do Trovão”, de Walter Simonson

Esta história entra pelo folclórico, não chega a ser uma saga específica. Aliás, o título aqui em cima fui em que inventei, mas as histórias em si são tão marcantes que quem as leu vai imediatamente saber do que se trata. É um lado menos “vilão” e mais “Deus da Trapaça” de Loki: ele transforma Thor, o Deus do Trovão, o eterno líder dos Vingadores, o mais poderoso herói da Marvel... em um sapo. Isso, um sapo. E a história é bem divertida! No Brasil: “O Poderoso Thor Por Walter Simonson”.

2004 – “Thor e Loki: Irmãos de Sangue”, de Robert Rodi e Esad Ribic

Se a dica anterior tinha um tom de fanfarronice, esta é o oposto. “Irmãos de Sangue” é uma história atemporal e dramática, narrada em tom épico, sobre a rivalidade entre os irmãos Thor e Loki. Além do forte enredo, ainda temos a impressionante arte de Esad Ribic. No Brasil: “Thor e Loki: Irmãos de Sangue”.

2016 – “Vote Loki”, de Christopher Hastings e Langdon Foss

Há quem diga que falsidade e tramoias têm tudo a ver com política. Então, um Deus da Mentira e da Trapaça seria o candidato perfeito, correto? Em “Vote Loki” conhecemos um dos mais curiosos aspectos deste multifacetado deus: o político... No Brasil: “Vote Loki”.

Pedro Cirne é formado em jornalismo, desenhos e histórias em quadrinhos. É autor do romanceVenha me ver enquanto estou vivae da graphic novel Púrpura, ilustrada por 17 artistas dos 8 países que falam português.