Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Estamos na semana de estreia de “As Marvels”, novo fime do Universo Cinematográfico Marvel. O longa terá três protagonistas: Carol Danvers, a Capitã Marvel; Kamala Khan, a Miss Marvel; e Monica Rambeau, que ainda não adotou codinome no cinema, mas que provavelmente adotará Fóton (aparentemente, a única que escapou de ter “Marvel” no codinome).

Vou aproveitar a oportunidade para trazer algumas curiosidades sobre elas, que são heroínas praticamente onipresentes nos quadrinhos da Marvel, estrelando não só revistas próprias, mas também integrando quase todos os principais supergrupos da editora, dos Vingadores aos X-Men, passando por Campeões e Nextwave (quem?).

Seis Capitães Marvel

Cronologia de quadrinhos é algo difícil de acompanhar, especialmente com codinomes que casam tão bem com super-heróis, como Capitão Marvel. Seria quase lógica presumir que a única editora com um personagem com este nome seria a Marvel, claro, mas lógica e super-heróis não necessariamente combinam. Outras editoras tiveram heróis com o mesmo nome: Fawcett (e depois, DC) e M.F., por exemplo (conto aqui sobre todos).

Hoje, a única Capitã Marvel das grandes editoras é da Marvel – e é a sexta a usar este nome. Confira a lista, na ordem (em inglês, Captain Marvel é comum de dois gêneros, então não estranhe que a lista tenha homens e mulheres: Marv-Vell, um herói alienígena (kree, para ser mais preciso); Monica Rambeau (sim, uma das protagonistas deste filme); Genis-Vell (filho do original); Phyla-Vell (filha do original e irmã do terceiro); Khn’nr, um herói alienígena (skrull, para ser mais preciso); e, finalmente, Carol Danvers – esta vivida por Brie Larsen nos cinemas.

Cinco Miss Marvel

Uma vantagem do codinome Miss Marvel é que ele só foi usado por uma mesma editora – a Marvel, obviamente. (Existe a Mary Marvel, mas aí é outra história..)

Mesmo dentro da Marvel, entretanto, a lista é longa: são cinco, incluindo vilãs. Vamos lá: Carol Danvers (sim, uma das protagonistas deste filme; atual Capitã Marvel); Sharon Ventura (que foi membro do Quarteto Fantástico e hoje está completamente esquecida); as vilãs Deidre Wentworth e Karla Sofen (que continuam vilãs, mas com outros codinomes); e, finalmente, Kamala Khan – esta vivida por Iman Vellani nos cinemas.

A Carol Danvers tem um filho, cujo pai é ele mesmo

Eu mencionei acima que lógica e super-heróis não necessariamente combinam. Em uma das histórias mais toscas da Marvel, Carol Danvers foi hipnotizada por um ser estranho e poderosíssimo: Marcus. Sem seu consentimento, ela se envolveu com ele, e desse relacionamento nasceu o próprio Marcus, graças a uma balbúrdia temporal.

Felizmente, esta terrível história é solenemente ignorada nas histórias atuais, embora não tenha sido apagada da cronologia.

Carol Danvers, parceira do... Batman?

Em 1996, as rivais Marvel e DC se juntaram em um processo ambicioso e divertido: um universo em que seus principais personagens aparecem amalgamados em novos heróis – daí, o nome deste universo: Amálgama.

Neste universo, Carol Danvers é a Caçadora, uma heroína fantasiada aliada do sombrio protetor de Nova Gotham City e bilionário herdeiro da família Wayne: o Garra das Trevas (uma amálgama do Batman com Wolverine).

Monica Rambeau, personagem de humor?

A sóbria Monica Rambeau do Universo Cinematográfico Marvel (interpretada por Teyonah Parris) é igualmente séria e responsável nos quadrinhos, a ponto de ter sido líder dos Vingadores em momentos importantes da equipe. Mas durante 12 meses ela foi membro de um supergrupo conhecido como Nova Onda, que estrelou seu título próprio por apenas um ano.

As histórias do Nova Onda eram mais de humor do que de aventura. E eram tão piradas e descoladas das HQs normais de super-heróis que havia dúvida se se passavam dentro da cronologia oficial da Marvel. Em uma das cenas, por exemplo, Monica Rambeau se lembra de ser tratada de maneira humilhante e machista pelo Capitão América. E aí, isso faz parte da cronologia oficial da Marvel ou não? A princípio, sim, mas depois um editor disse que não (era de outra dimensão), mas novas histórias mostraram que sim... Mais ou menos.

Sim, a Nova Onda existiu na cronologia oficial do Universo Marvel, mas os membros do grupo tiveram boa parte de suas memórias alteradas e não é possível saber o que foi real ou não...

Kamala Khan morreu, mas passa bem

Simpática, carismática, protagonista de uma recente (e ótima!) minissérie no Universo Cinematográfico Marvel, Kamala Khan morreu nos quadrinhos em uma história publicada agora em julho, quatro meses antes de estrear um filme no cinema em que ela seria uma das protagonistas. Tava na cara que não ia durar muito tempo.

Acho que já mencionei aqui que lógica e super-heróis não necessariamente combinam. Kamala ressuscitou e agora é membro dos X-Men.

Kamala, presidente dos EUA?

Tanto a Marvel quanto a DC têm, literalmente, centenas de dimensões paralelas. Em uma delas, Kamala Khan virou nada menos do presidente dos EUA, como mostrado em uma revista do Wolverine publicada em 2018. Não temos como saber, mas talvez fosse uma homenagem à política Kamala Harris, hoje vice-presidente dos Estados Unidos.