Coluna Hábito de Quadrinhos

Semana dos Namorados: seis dicas de HQs com amor em suas páginas


07/06/2021 09h45

Final de semana com Dia dos Namorados. Prevejo flores, presentes e refeições mais calóricas do que o normal. E, claro, muito Amor.

(Escrevi Amor com a primeira letra em maiúscula de propósito: ele merece.)

Aproveitei a data para selecionar seis quadrinhos que trazem abordagens diferentes sobre relacionamentos e, claro, sobre o Amor – não necessariamente com final feliz, mas sempre com muita qualidade. Temos aqui um mangá, um europeu, dois americanos, um nacional e um de super-heróis.

Feliz Dia dos Namorados – mesmo que você esteja solteiro/a... Divirta-se!

Kimi ni Todoke – Que Chegue A Você, de Karuho Shiina

A fofura chega a transbordar destas páginas. A mangaká Karuho Shiina nos apresenta a história do romance entre a tímida Sawako e o cosmopolita extrovertido Kazehaya.

A série é longa (30 volumes publicados entre 2007 e 2015) e premiada, tendo vencido o Kodansha Awards de 2008, uma espécie de Oscar dos quadrinhos japoneses.

Estranhos no Paraíso, de Terry Moore

Um dos melhores títulos publicados nos EUA nos últimos tempos – foram 107 histórias entre 1993 e 2007, reunidas aqui no Brasil em uma coleção de seis livros. Difícil resumir, mas vamos lá: o erudito e artístico David é apaixonado pela impulsiva Katchoo, que ama sua melhor amiga, a doce e comedida Francine.

Poderia ser só uma comédia romântica, ou um romance cômico – e nada de mal se fosse isso. Mas o talentoso Moore encheu o roteiro com espionagem (ou seja, aventuras), famílias disfuncionais (drama) e segredos, muitos segredos (suspense).

Valente, de Victor Cafaggi

Uma excelente tira nacional, compilada em seis ótimos volumes. O talentoso mineiro Victor Cafaggi é um quadrinista cheio de recursos, e os aproveita para contar a história do nerd Valente, um jovem rapaz que... Bom, que se apaixona. <3

Uma saga sensível e engraçada, engraçada e sensível. Vale muito dar uma chance.

O Casamento do Homem-Aranha, de vários autores

Tanto a Marvel quanto a DC torcem o nariz para mudar o estado civil de seus protagonistas. É mais fácil fazer uma “história imaginária” (ou seja, que não conta para a cronologia oficial) ou mostrar uma “dimensão paralela” (que também não conta para a cronologia oficial).

O casamento do Homem-Aranha com a divertida Mary Jane Watson foi um desses raros momentos, em uma história bacana e essencialmente fofa.

A Marvel se arrependeu décadas depois e anulou o casamento de uma maneira medonha, então finjo que não sei que eles aprontaram essa.

Azul É a Cor Mais Quente, de Julie Maroh

O filme homônimo que adapta esta graphic novel é excelente. Mesmo que você já o tenha assistido, vai se surpreender com a HQ: ela começa com algo impactante e que não aparece nas quase três horas do longa. E esse algo muda todo o peso desta história intensa e dramática.

A francesa Julie Maroh apresenta uma HQ de amor, paixão e transformação, em uma narrativa densa que nos faz refletir sobre relacionamentos. Não à toa, venceu o prêmio de público da edição de 2011 do Festival de Angoulême, o mais tradicional da Europa.

O Amor Segundo Peanuts, de Charles M. Schulz

Citado acima, “Azul É a Cor Mais Quente” é tão intenso que quase o tirei da lista. Mas é uma HQ excelente, e nem todo relacionamento amoroso termina com anjinhos tocando violinos. Mas agora preciso apresentar algo mais leve nesta lista... e o que pode ser mais fofo do que Snoopy e sua turma?

O livro reúne pensamentos de Charlie Brown, Lucy, Linus, Schroeder e, claro, do cãozinho mais fofo do hemisfério Norte: Snoopy.

Pedro Cirne é formado em jornalismo, desenhos e histórias em quadrinhos. É autor do romance “Venha me ver enquanto estou viva” e da graphic novel “Púrpura”, ilustrada por 17 artistas dos 8 países que falam português.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças