Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

“Pouco se toca em assuntos como folclore brasileiro e temas regionais. O que não falta no Brasil é assunto!”

Quem me disse essa frase, há 23 anos, foi o quadrinista carioca Flavio Colin (1930-2002), uma referência nas HQs nacionais. Ele comentava sobre a variedade de quadrinhos chegando à banca – na época, predominavam histórias de super-heróis, com a perene exceção da Turma da Mônica.

Colin, claro, não defendia que apenas o folclore brasileiro e temas locais inspirassem quadrinhos nacionais. Afinal, há espaço para tudo. Mas era uma bela dica. Eu, particularmente, gosto dos “temas regionais”. Esse olhar voltado para dentro do Brasil se reflete cada vez mais em nossas HQs, e ele foi um dos precursores.

Colin brilhava como artista. Lembro de conversar com Marcelo Campos, o primeiro brasileiro a ilustrar a revista mensal da Liga da Justiça para a DC Comics, e ele me contar o quanto admirava a arte de Colin: única, original, facilmente reconhecível. Basta dar uma olhada nos exemplos dispostos por esta página para ver que Campos tinha razão (como sempre, aliás!)).

Essa introdução é para dizer que, nas últimas semanas, foram anunciadas nada menos do que quatro publicações envolvendo Colin. Achei legal apresentar esses projetos aqui. Um artista talentoso e histórico como Flavio Colin merece holofotes.

As Aventuras do Anjo – O Lenhador Maldito(Figura Editora) – Está no Catarse esta dição diferente, publicada em formato maior e sem retoques gráficos (conhecida nos EUA como Artist´s Editions). Trata-se de uma republicação de uma aventura do personagem Anjo lançada lááá nos anos 50 e ambientada em Santa Catarina. O Anjo surgiu como uma radionovela de aventura e narrava as histórias de um milionário que investigava crimes.

Estórias Gerais(Editora Conrad) – Relançamento da HQ publicada há 20 anos. Wellington Srbek (roteiro) e Colin (arte) contam uma história ambientada em Minas Gerais nos anos 20 do século passado. Na época, Srbek definiu o álbum como um “épico regionalista”.

Os Estranhos Hóspedes do Hotel Nicanor (Editora MMarte Produções) – Monstros e mais monstros frequentam este misterioso hotel de beira de estrada. Estas histórias foram publicadas originalmente nos anos 80 nas revistas “Spektro” e “Almanaque do Terror”, com Colin ilustrando roteiros de outra grande figura da HQ nacional: o Ota, que assinava com o pseudônimo de Juka Galvão.

Terror no Inferno Verde(Editora Pipoca e Nanquim) – Livro de 220 páginas que reúne histórias de diferentes fases da prolífica carreira de Colin (foram mais de quatro décadas em ação), recolhendo HQs de revistas tão diferentes como a humorística “MAD” e a “Calafrio”, de terror.

Pedro Cirne é formado em jornalismo, desenhos e histórias em quadrinhos. É autor do romanceVenha me ver enquanto estou vivae da graphic novel Púrpura, ilustrada por 17 artistas dos 8 países que falam português.